REP. 01 - GEO Voltar
CONTEÚDO
Teorias demográficas; ● Conceitos de demografia.
OBJETIVO
Compreender as teorias demográficas malthusiana, reformista e neomalthusiana
O que é demografia?
Em seu caderno, elabore uma lista de palavras que você entende que tenham relação com a demografia. Em seguida, com a orientação do seu professor, exponha para a sala as palavras.
Foco no conteúdo
A demografia é uma ciência que estuda a dinâmica populacional, ou seja, as características, a distribuição e a evolução das populações humanas. Ela busca compreender as causas e as consequências das mudanças na composição e no tamanho da população, bem como as interações entre os fatores econômicos, sociais, culturais e políticos que afetam essas mudanças.
A demografia é utilizada em diversas áreas do conhecimento, como: Planejamento urbano e regional: a demografia fornece informações sobre a distribuição e a densidade da população em áreas urbanas e rurais, bem como sobre o tamanho e a composição das famílias. Essas informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas, como a construção de moradias, a criação de infraestrutura e serviços públicos e a gestão de recursos naturais.
Políticas sociais: a demografia é utilizada para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde, da educação, da previdência e da assistência social. Ela ajuda a identificar as necessidades e as demandas da população em termos de serviços e benefícios, bem como as tendências e os padrões de comportamento que podem afetar a eficácia dessas políticas.
Economia e mercado de trabalho: a demografia é usada para entender as mudanças na oferta e na demanda de mão de obra, bem como a evolução dos mercados consumidores. Essas informações são importantes para a tomada de decisões empresariais e governamentais em relação ao investimento em tecnologia, capacitação profissional e desenvolvimento econômico.
Estudos de população: a demografia é fundamental para o estudo das dinâmicas populacionais em diferentes contextos, incluindo migração, envelhecimento, fecundidade e mortalidade. Esses estudos são importantes para o desenvolvimento de teorias e modelos explicativos sobre as tendências demográficas e suas implicações sociais e econômicas.
Na prática
Comecem! (5 minutos) Em seguida, com a orientação do seu professor, discuta em grupos as seguintes questões:
1. Como a demografia pode ser aplicada no planejamento urbano e regional, e de que maneira essa aplicação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades?
2. Explique a relação entre demografia e políticas públicas de saúde, e como a análise demográfica pode ajudar a identificar as necessidades e as demandas da população em termos de serviços de saúde. Em seguida, mostre para a turma as suas respostas.
Foco no conteúdo
1. Teoria malthusiana: proposta por Thomas Malthus em 1798, que afirmava que o crescimento populacional tendia a superar a capacidade da terra em fornecer alimento para a população. Malthus argumentou que a população crescia geometricamente, enquanto a produção de alimentos crescia aritmeticamente, o que resultaria em fome, doenças e mortes. Thomas Malthus 1766-1834
Malthus defendia que a solução para evitar a catástrofe demográfica seria controlar o crescimento populacional, por meio de limitações à natalidade. Essa teoria gerou muitos debates e críticas, especialmente por defender a restrição das famílias mais pobres, enquanto as elites continuavam tendo filhos. Concentração de população nas ruas da Istambul, na Turquia
Teoria neomalthusiana: considerada uma atualização da teoria malthusiana, foi proposta por volta de 1950. Ela defendia que a população mundial crescia em ritmo acelerado e que esse crescimento seria insustentável, pois o planeta não teria recursos suficientes para atender às necessidades de toda a população. Além disso, a teoria neomalthusiana incluiu outros fatores além da limitação de alimentos, como a escassez de energia, de água e de outros recursos naturais. Extração de recursos naturais
Os neomalthusianos pretendiam propor medidas para controlar o crescimento populacional, como o uso de contraceptivos e políticas públicas para incentivar a redução da natalidade. A teoria neomalthusiana também foi criticada por muitos, especialmente por não levar em conta questões como a distribuição desigual de recursos e o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente.
Teoria reformista: defendia que o crescimento populacional não era necessariamente um problema e que, na verdade, poderia apresentar aspectos benéficos para o desenvolvimento econômico e social. Afirmava que a pobreza e a desigualdade eram as verdadeiras causas dos problemas sociais, não o crescimento demográfico em si. Foco no conteúdo Os reformistas apresentavam propostas de políticas sociais e econômicas que promoviam o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, em vez de simplesmente tentar controlar a natalidade. Eles argumentavam que o crescimento populacional poderia ser positivo para a economia, pois aumentaria a demanda por bens e serviços e poderia gerar empregos e investimentos.
Na prática
Sob orientação do seu professor, em grupos, responda às questões:
1. Qual foi a principal crítica à teoria malthusiana e por que ela era considerada problemática?
2. De acordo com a teoria neomalthusiana, quais foram os fatores, além da limitação de alimentos, que contribuíram para a insustentabilidade do crescimento populacional e quais foram as medidas propostas para controlar esse crescimento?
Em seguida, exponha as respostas do grupo para a sala. Comecem! (5 minutos)
Aplicando
Vamos debater! Sob orientação do seu professor, debata com os seus colegas a questão:
A superpopulação é a causa da pobreza ou é a pobreza que gera a superpopulação?
Discuta utilizando os conhecimentos vistos sobre as teorias malthusiana, neomalthusiana e reformista. Após esse momento, produza de forma individual um infográfico com as informações obtidas no debate. Para a atividade, desenhe ou pesquise em livros, revistas e internet as imagens que deverão ilustrar o seu infográfico.
O que aprendemos hoje?
● As principais teorias demográficas;
● O conceito de demografia;
● As principais utilizações da demografia.
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Referências
FONSECA SOBRINHO, D. Estado e população: uma história do planejamento familiar no Brasil. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos e FNUAP, 1993. LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução: Leda Beck. Consultoria e revisão técnica: Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011. SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa ensino médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica: União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020.