VÍDEO 01
VÍDEO 02
VÍDEO 03
VIDEO 4
VIDEO 05
Os povos indígenas habitam o território brasileiro muito antes de sua descoberta.
Segundo dados publicados pela Funai, a população indígena em 1500 era de aproximadamente 3.000.000 habitantes divididos entre 1.000 povos diferentes, sendo que aproximadamente 2.000.000 estavam estabelecidos no litoral do país e 1.000.000 no interior.
Em 1650, esse número caiu para cerca de 700.000 indígenas, chegando a 70.000 em 1957.
De acordo com Darcy Ribeiro, um antropólogo brasileiro conhecido por estudar os índios, cerca de 80 povos indígenas desapareceram no Brasil no século XX.
O censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que atualmente há no Brasil cerca de 817.963 indígenas.
Desse total, 502.783 encontram-se na zona rural e 315.180 habitam os centros urbanos.
O censo também identificou, em parceria com a Funai, 505 terras indígenas, representando 12,5% do território brasileiro. Dessas terras indígenas que representam 12,5 % do território, 97,5 % é composto de florestas. O índio não é dono da terra, não pode vender, comercializar, arrendar, alugar ou coisa semelhante.
A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.000 indígenas.
A região Sul é a que apresenta menor número de povos indígenas no país, concentrando um pouco mais de 70.000.
Estima-se que ainda há milhares de índios que ainda vivem como viviam seus antepassados em 1500.
Veja um filme que retrata a diferença entre esses povos e "civilização":
Será que Deus autorizou a mentira e a gente não ficou sabendo???
FAKE NEWS = NOTÍCIAS FALSAS.
Fake News e uma fofoca são praticamente a mesma coisa, o que muda é o alcance.
Por exemplo: Edna, uma aluna de um colégio qualquer, inventa que viu a Marcely do 9.º ano, beijando o Professor de Espanhol na biblioteca.
Ela conta essa mentira para 02 amigas. Essas duas amigas contam para mais duas cada > essas 04 alunas contam para mais 2 alunas cada > essas oito alunas contam para mais 02 cada > assim cada um dos 16 alunos contarão para mais 02 > depois, cada um dos 32 alunos contaram para mais 02, e assim vai, 64 para outras 02 > daí esses 128 alunos.......
Até aqui, temos 128 + 64 + 32 + 16 + 8 + 4 + 2 + a menina que inventou a estória = até aqui, 255 alunos “sabem” que a Marcely do 9.º ano estava aos beijos e abraços e sei mais o quê, já que cada um que conta aumenta um pouco. Rapidamente, tá todo mundo comentando do caso da Marcely com o tal Professor.
Até que uma aluna conta para a mãe e essa mãe, conta para a mãe da Marcely, que denuncia o professor na escola, no conselho tutelar e na polícia.
A Marcely nega tudo, o Professor, professa a sua inocência. Mas, com a chegada da viatura da polícia, a notícia (Fake News) se espalha pelo resto do colégio:
- Vieram prender o professor por assédio a uma menor. Ficou sabendo?
- Mas, quem é a menina?
- A Marcely do 9.º ano.
Uma fofoca é igual as Fake News, ninguém sabe mais, quem viu a Marcely beijando o Professor de espanhol, muito menos quem inventou a estória.......que com certeza deve ser verdade já que tá todo mundo falando.
Assim, a carreira acadêmica do professor pode ter chegado ao fim e a Marcely..... bom, como estão falando por aí: “A idiotinha nega a ocorrência por que tava gostando e agora fica protegendo esse vagabundo."
Não sabemos aqui, por que a Edna inventou essa estória, por brincadeira, para tirar uma onda, por que tirou 0 na prova de espanhol ou por que acha a Marcely muito nojentinha. Tanto faz. O estrago foi feito.
As FakeNews tem o mesmo poder de destruição, mas, muito pior, pois as fake news se tornaram profissionais. Elas tem um objetivo: manipular a cabeça e os sentimentos das pessoas.
Não há nenhum compromisso com a verdade, com a ética, a moral, a religiosidade ou a crença em Deus. Faz-se o uso da mentira de uma maneira sórdida que fere todos os princípios humanos. É como se disséssemos a um filho:
- Se você não gostar de uma professora, de um colega da escola ou de uma menina, invente coisas sobre ela, minta, sacaneie, acabe com a moral e com a vida dela.
As Fake News, estão corroendo a democracia no mundo todo, pessoas sem escrúpulos manipulam a informação colocando mães votando contra os próprios filhos. Pais votando contra a manutenção do seu próprio emprego e as vítimas apoiando os seus algozes.
As Fake News tem um método, que vai da invenção pura e simples, até a que é mais usada, usa-se uma verdade, ou parte dela, para fazer o jogo sujo. Ex.:
Fulano deixou uma herança de R$ 1.410.000,00 (Hum milhão e quatrocentos e dez mil reais). Sim, isso é verdade.
Mas quando a “Fake News” é postada na Net, o valor sobe consideravelmente. “Fulano deixou 141 milhões de reais de herança, vejam como esse canalha roubou................"
Além disso, as fake news são espalhadas por robôs para “trocentas pessoas” nas redes sociais, que acabam compartilhando para outras e assim vai.
No final todo mundo fica sabendo que o vagabundo do fulano deixou 141 milhões para seus filhinhos de tanto que roubou e como todo mundo tá falando e compartilhando...........ora bolas, só pode ser verdade.
Ou seja, se a fofoca (mentira) da Edna, afetou um professor, uma aluna e uma escola, uma Fake News pode afetar um país inteiro.
Como identificar uma fake news?
O primeiro passo para não espalhar notícias falsas por aí é saber como identificar este conteúdo. Fake news não são apenas encontradas em forma de notícia, mas também como propagandas, vídeos, boatos, mensagens e, até mesmo, nas chamadas “correntes” no WhatsApp e nas redes sociais.
Esses conteúdos possuem uma estrutura definida: título falso, mas algumas informações do texto verdadeiras; foto falsa ou todos os itens falsos. Ou seja, nem sempre é fácil identificar um conteúdo falso.
Dicas para você reconhecer uma fake news.
1. Recebeu um link de notícia no WhatsApp ou Facebook e está em dúvida? É hora de analisar. Confira se o texto possui fonte, qual é o site e se possui autor. Muitos sites que publicam conteúdos de fake news possuem nomes parecidos com grandes jornais. Por isso, é importante verificar se o site é real ou não. Veja se há outros conteúdos publicados e se também são duvidosos.
2. Não leia apenas o título e subtítulo. Uma estratégia muito utilizada são os títulos impactantes para chamar atenção. Muitas vezes, o texto não condiz com a manchete.
3. Ao ler toda a matéria, verifique se há erros. Podendo ser na escrita ou formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação. Essas são características de sites falsos.
4. Pesquise o assunto no Google e verifique se foi publicado em portais de notícias conhecidos. Se é uma notícia bombástica e não for encontrado em outro lugar, é hora de duvidar do conteúdo recebido.
5. Verifique a data de publicação da matéria. Se depois de todos os passos acima você descobrir que é verdade, é hora de saber se está atualizada. Muitas pessoas costumam compartilhar conteúdos antigos sem nem mesmo saber.
6. Se for uma imagem, faça a pesquisa do conteúdo escrito ou da própria imagem no Google. Para pesquisar uma imagem recebida pelo WhatsApp ou nas redes sociais, basta salvar a imagem no celular ou computador, abrir a pesquisa do Google por imagens e Pesquisar por imagem. Selecione a foto duvidosa e veja qual o histórico dela na internet.
7. Se o conteúdo recebido for por áudio ou vídeo. Separe os fatos narrados e pesquise na internet também. E se não for encontrado em sites confiáveis, a informação é fake news.
8. Pergunte a quem encaminhou a notícia se ela checou os fatos. Ou, então, se a pessoa que encaminhou para ela checou a veracidade das informações. Se não, é hora de você checar.
Mas é verdade ou mentira?
Se mesmo com todos os passos listados acima você ainda desconfia da informação, existem sites que divulgam diariamente se conteúdos compartilhados na internet são verdadeiros ou boatos.
1. Agência Lupa: o primeiro site do setor criado no Brasil, desvenda todos os dias diversas fake news do setor político. O site pertence à Folha de S. Paulo. Conheça
2. Fato ou Fake: o site pertence ao grupo Globo e desvenda boatos de assuntos variados. Conheça
3. E-Farsas: lançado em 2001, o site de checagem divulga as notícias duvidosas espalhadas pela internet e se é verdade ou boato. Conheça
4. Boatos é um site criado pelo jornalista Edgard Matsuki em 2013. Seu objetivo é publicar verificações de notícias populares na web. Inicialmente focada em boatos com viés de curiosidade, a plataforma foi se tornando, aos poucos, também em um serviço voltado para o que ficou conhecido como fake news. Conheça
5. Fake Check: criado por pesquisadores da USP e da UFSCar, o site utiliza inteligência artificial para checar a veracidade da notícia. Conheça
Com todas essas dicas agora é hora de ficar de olho no conteúdo que recebemos nas redes sociais. Recebeu algo duvidoso? Cheque o conteúdo com as dicas acima e avise quem está compartilhando aquilo com você se é verdade ou fake news.
Afinal, sempre nos ensinaram desde criancinha, que mentir é pecado.
9.º ANO E. RELIGIOSO AULA 15 Voltar
AS CRIATURAS DE DEUS (?)
O homem por vezes esquece que todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, para obter desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza
Desde a pré-história, caçar sempre foi uma atividade relacionada à alimentação e sobrevivência humana, onde o homem caçava com pedras ou armas primitivas, como lanças ou flechas.
Com o surgimento de atividades comerciais, os animais também começaram a ser caçados devido ao seu valor de mercado em itens como pele, chifres de marfim, barbatanas, óleo, entre outros. VEJA
Ao longo dos anos, a caça predatória foi responsável pela extinção de diversas espécies, ou seja, o desaparecimento de animais de um determinado ambiente ou ecossistema.
Após o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da vida urbana, a prática da caça também começou a ser associada como uma atividade de lazer, chamada de caça esportiva, e ganhou outras funções.
Na sequência veremos crianças, mulheres e homens se divertindo após caçar (ou seria assassinar?) girafas indefesas na África.
A morte de Cecil, o leão símbolo do Zimbábue, em julho de 2015, colocou o tema da caça esportiva em destaque. Afinal, qual é o limite da caça esportiva? Seria ela realmente útil na conservação da natureza, como alegam seus defensores, ou é uma atividade bárbara voltada apenas ao entretenimento humano, como dizem os contrários à prática?
Cecil era considerado uma celebridade há 13 anos e sua vida teve fim ao ser decapitado pelo dentista norte-americano Walter Palmer, que pagou US$ 545 mil (R$ 1.930) para supostamente poder caçar o animal.
Cecil foi atraído para fora do parque onde vivia – e onde caçá-lo seria ilegal, perseguido por 40 horas após ser ferido por uma Besta (um arco e flecha de última geração), para ser finalmente abatido com um tiro.
Sua cabeça foi arrancada e levada. Restou apenas a carcaça.
Cecil era pai de 12 filhos. Quando o leão macho morre, o leão que assumir o bando mata os filhotes do antecessor para fazer as fêmeas entrarem no cio e iniciar uma nova família. Com a morte de muitos leões machos durante caçadas, os territórios foram ocupados por leões que migraram de áreas próximas e houve aumento na morte de filhotes e por consequência um número cada vez menor de leões.
Ao contrário da caça de subsistência, a caça esportiva não visa à obtenção de alimentos. Este tipo de caça para troféus onde o animal morto é visto como prêmio é praticado tanto na América do Norte e na Europa como nos países em desenvolvimento, onde a infraestrutura de controle da fauna selvagem é muitas vezes menos desenvolvida.
Os americanos são a grande maioria dos caçadores "esportivos", assim como, os EUA são um dos principais países compradores de carcaça e das partes do corpo destes leões, como garras, crânios, ossos e genitais.
A caça esportiva, desde 2005 foi banida em todo território brasileiro.
Em tempo: Xanda, um dos filhos de Cecil, foi morto por uma caçador americano em busca de um troféu em 2017. Xanda foi decapitado, e sua cabeça, assim como de seu pai, adorna a sala de seu caçador. Nos dois casos, ninguém foi punido.
9.º ANO E. RELIGIOSO AULA 14 Voltar
AS DIVINDADES INDÍGENAS
Não é apenas a cultura grega ou nórdica que crê em seres divinos. Os índios que habitam o Brasil também trazem um legado mitológico
À época da chegada dos colonizadores europeus, os mais de mil povos indígenas que viviam por aqui já tinham um rico e variado panteão de divindades, todas em estreita ligação com as forças da natureza.
Além dos tupis e dos guaranis – dois dos grupos mais importantes –, ianomâmis, araras e dezenas de outros povos deixaram um legado mitológico que permanece vivo até hoje entre os mais de 450 mil índios que habitam nosso território.
A seguir, conheça algumas dessas divindades:
DEUSES TUPI-GUARANIS
TUPÃ
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
JACI
É a deusa Lua e guardiã da noite. Protetora dos amantes e da reprodução, um de seus papéis é despertar a saudade no coração dos guerreiros e caçadores, apressando a volta para suas esposas. Filha de Tupã, Jaci é irmã-esposa de Guaraci, o deus Sol.
GUARACI
Filho de Tupã, o deus Sol auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Irmão-marido de Jaci, a deusa Lua, Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia. Na passagem da noite para o dia – o encontro entre Jaci e Guaraci –, as esposas pedem proteção para os maridos que vão caçar.
CEUCI
Protetora das lavouras e das moradias indígenas, Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos à Virgem Maria, por ter dado à luz de maneira milagrosa: seu filho, Jurupari – espírito guia e guardião –, nasceu do fruto da cucura-purumã (árvore que representa o bem e o mal na mitologia tupi).
ANHANGÁ
Inimigo de Tupã, Anhangá é o deus das regiões infernais, um espírito andarilho que pode tomar a forma de vários animais da selva. Apesar de ser considerado protetor dos animais e dos caçadores, é associado ao mal. Se aparece para alguém, é sinal de desgraça e mau agouro.
SUMÉ
Responsável por manter as leis e as regras, Sumé também trouxe conhecimentos como o cozimento da mandioca e suas aplicações. Em virtude da desobediência dos indígenas, Sumé um dia partiu – saiu caminhando sobre o oceano Atlântico, prometendo voltar para disciplinar os índios.
DIVINDADES DE OUTRAS TRIBOS
AKUANDUBA
Trata-se de uma divindade dos índios araras, da bacia do Xingu, no Pará. Rigoroso, Akuanduba tocava sua flauta para trazer ordem ao mundo. Um dia, por causa da desobediência dos seres, eles foram lançados na água. Os poucos sobreviventes tiveram que aprender do zero como dar continuidade à vida.
YORIXIRIAMORI
É um personagem do mito da “árvore cantante” dos ianomâmis. Com seu belo canto, Yorixiriamori deixava as mulheres encantadas, o que acabou despertando a inveja nos homens, que tentaram matá-lo. O deus fugiu sob a forma de um pássaro, e a árvore cantante sumiu da Terra.
YEBÁ BËLÓ
A “mulher que apareceu do nada” é a figura principal no mito de criação dos índios dessanas, do alto do rio Negro (fronteira Brasil-Colômbia). De sua iluminada morada de quartzo, Yebá Bëló criou todo o Universo – os seres humanos surgem a partir do ipadu (folha de coca) que ela mascava.
WANADI
Deus dos iecuanas, povo da divisa Brasil-Venezuela, Wanadi criou três seres para gerar o mundo. Porém, os dois primeiros fizeram um erro e acabaram criando uma criatura deformada, que representa o lado ruim da vida (fome, doenças, morte). Coube ao terceiro ser, então, concluir com sucesso o ato da criação.
_______________________________________________________________
A partir de 1500, quando na chamada descoberta do Brasil, os índios tiveram que se adaptar à religião do conquistador português à força. Tiveram que esconder seus deuses, quando foram catequizados pelos Jesuítas.
DIVERSIDADE DE RELIGIÕES
Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros.
Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, as principais são:
Cristianismo:
possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:
Catolicismo:
representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.
Ortodoxo:
é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.
Protestantes:
emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante.
Pentecostalismo:
é um movimento de renovação do cristianismo que dá ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus por meio do batismo no Espírito Santo.
Islamismo:
é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.
Budismo:
é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.
Hinduísmo:
é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.
Judaísmo:
teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.
CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO FIVE - CINCO CRIANÇAS, CINCO RELIGIÕES
A BÍBLIA SAGRADA
A Bíblia é uma coleção de textos religiosos (ou seja, há vários livros dentro dela) de valor sagrado para o cristianismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.
A Bíblia, inicialmente, foi escrita em três idiomas: hebraico, grego, e aramaico. É o livro mais vendido de todos os tempos, com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo e foi traduzida, para pelo menos, 2.454 línguas e dialetos. Foi também, o primeiro livro a ser impresso no mundo.
Só há 50 bíblias de Gutenberg no mundo e o valor delas é acima de 50 milhões de reais cada exemplar.
Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento).
Como vimos, a Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo e o Novo Testamento.
O primeiro, apresenta a história do mundo desde sua criação até IV a.C para os protestantes e judeus ou até o século II a.C para os católicos.
O Novo Testamento apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, durante sua vida e após sua morte e ressurreição, no século I.
A quantidade de livros do Antigo Testamento varia de acordo com a religião ou denominação cristã que o adota: a Bíblia dos cristãos protestantes, evangélicos e o Tanakh judaico incluem apenas 39 livros, enquanto a Igreja Católica possui 46 e a Igreja Ortodoxa em geral aceita 51.
Já no Novo Testamento, são 27 livros igualmente em todas a vertentes do cristianismo.
Para facilitar a leitura e o estudo da Bíblia, O clérigo inglês Stephen Langton, dividiu a Bíblia em capítulos no início do século 13 d.C, quando era professor na Universidade de Paris. Assim quando se lê ou se diz, por exemplo:
“Isaías 40:13”. Se refere, ao livro de Isaías, no capítulo 40 e no versículo 13.
FAZER A ATIVIDADE REF. A ESTA AULA AQUI
Bulling é a arma de pessoas medíocres.
Se acham belos o bastante, para sacanear a magrela que sucederá Gisele.
Magros o suficiente, para rotular o gordinho que será campeão de MMA.
Bulling é a arma de pessoas fracas.
Só se sentem alguém na vida, quando xingam um colega ou agridem um indefeso.
Acha que ele mesmo, ou um dia seu filho, nunca vai precisar se defender sozinho.
Bulling é a arma de pessoas idiotas.
Estúpidos o suficiente para acreditar que sendo assim, sempre vão se dar bem.
Acham que nunca vão estar do outro lado da rua, do outro lado da vida.
Bulling é a arma de pessoas covardes.
Se acham os maiorais quando agridem um “baixinho”, quando chamam de feio um feio. Como se tudo nunca fosse mudar
Acham que o mundinho deles ficará igual para sempre. Acham que nunca haverá outros tempos depois da curva.
Bulling é a arma de pessoas pedantes.
Acham que podem tudo, que sabem tudo, que são melhores do que os outros.
Mal sabem, que não passam de charlatães, bocós, Zé Ninguéns que a vida vai trucidar na próxima esquina.
Bulling é a arma de pessoas fúteis.
Bonecos de carne e osso, um nada ambulante, uma matéria orgânica.
Um não humano, desfilando sua ignorância e a sua pequenez.
O Bulling sempre precisa de no mínimo três.
Aquele que faz, aquele que sofre e aquele que ri.
E o que acha graça é o maior culpado.
Sem ele, o Bulling não existiria, sem ele o Bulling não teria graça nenhuma.
O Bulling só cresce na indiferença e na falta de empatia.
O Bulling só se estabelece num mundo sem alma e sem coragem.
O Bulling conta com a aprovação e a omissão da maioria.
O Bulling é responsabilidade de todos, dos que estão na frente da batalha
E daqueles que um dia poderão estar.
Não fazer é muito bom, deixar acontecer é péssimo.
É compactuar com o lado errado da história.
É normalizar o erro, é estar do lado do inimigo.
É aceitar o errado, desde que não aconteça comigo.
Bulling é sinônimo de arrogância, petulância, babaquice, sordidez.
Bulling é igual à covardia, canalhice, idiotice, estupidez.
Bulling é tudo de ruim, tudo que não presta, só que escrito em inglês.
9.º ANO AULA 10 ENS. RELIGIOSO Voltar
O Monte das Oliveiras
Com seus quatro cumes, o Monte das Oliveiras forma uma elevação que dá de frente para Jerusalém.
O cume mais alto do Monte das Oliveiras alcança quase 900 metros de altitude.
Mesmo Jerusalém sendo uma cidade alta, com aproximadamente 800 metros de altitude num planalto das montanhas da Judeia, a elevação do Monte das Oliveiras ainda é imponente, embora seja pequena da perspectiva da cidade.
Nos tempos bíblicos o Monte das Oliveiras era coberto de vegetação e bem arborizado, principalmente com oliveiras. Mas durante o governo de Tito, todas as oliveiras foram retiradas. Isso significa que apesar de ainda existirem oliveiras muito antigas na base do monte, nenhuma delas pode ser datada do tempo de Jesus.
Atualmente as encostas do Monte das Oliveiras são rochosas e com poucas árvores no lado oeste.
O Novo Testamento destaca várias ocasiões de Jesus no Monte das Oliveiras.
Parece que o Monte das Oliveiras era um dos locais de descanso preferidos do Senhor Jesus fora de Jerusalém.
Portanto, o Monte das Oliveiras é um símbolo importante para o Cristianismo.
Basílica do Santo Sepulcro
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde, segundo a tradição, Jesus teria sido crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, teria ressuscitado. Administrada e repartida entre as igrejas Católica Romana, Católica Ortodoxa, Apostólica Armênia, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Siríaca e Ortodoxa Etíope, constitui um dos locais mais sagrados da cristandade.
O Domo da Rocha
Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um edifício, situado no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém, construído no século VII, sendo um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitetura islâmica.
Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. O santuário é parte integrante do centro histórico de Jerusalém, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.
O edifício é um santuário construído onde teria sido o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos.
David e Salomão também consideraram o local sagrado, mais tarde enquanto altar, a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanece hoje como um templo da fé islâmica.
O Monte do Templo
O Monte do Templo é um dos sítios religiosos mais importantes e politicamente sensíveis do mundo por ser um local sagrado para três religiões: o islã, o judaísmo e o cristianismo.
Os árabes o chamam de Haram al-Sharif.
Pela sua importância, e também por estar localizado na cidade antiga de Jerusalém, no lado oriental da cidade, ocupado por Israel e reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, ele está no centro do conflito entre israelenses e palestinos e é alvo frequente de polêmicas.
O local abriga três construções que datam dos primórdios do Califado Omíada, o segundo dos quatro califados islâmicos estabelecidos depois da morte do profeta Maomé: a Mesquita de al-Aqsa, o Domo da Rocha e o Domo da Cadeia.
A Mesquita de al-Aqsa é o terceiro local mais sagrado do islã sunita, atrás apenas de Meca e Medina. Já o Domo da Rocha é o local de onde, segundo a tradição islâmica, Maomé ascendeu ao céu.
É no limite ocidental do Monte do Templo que fica o Muro das Lamentações, única parte que restou do Templo de Herodes e o local de oração mais sagrado do judaísmo.
Várias histórias bíblicas são associadas ao Monte do Templo, como o quase sacrifício de Isaac por Abraão e a criação de Adão por Deus. Pela sua importância, ele é considerado o local mais sagrado do judaísmo.
O Muro das Lamentações
O Muro das Lamentações é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no monte do Templo.
Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes, o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial.
É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal e que em si mesmo, não integrava o Templo que foi destruído pelo general Tito, que depois se tornaria imperador romano, no ano de 70.
Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local era chamado de Mughrabi Quarter ou o Quarteirão Marroquino, de onde, por ordem do prefeito de Jerusalém, 135 famílias árabes foram removidas para a abertura da esplanada do Muro das Lamentações.[2
Os restos que hoje existem datam da época de Herodes, o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas.
A Mesquita de Al-Aqsa
A Mesquita de Al-Aqsa situa-se na cidade de Jerusalém, mais concretamente na área da Cidade Antiga, na parte sul do Haram al-Sharif (o "Nobre Santuário"), terceiro local sagrado para o islão, depois de Meca e Medina. É a maior mesquita de Jerusalém, tendo capacidade para receber cerca de cinco mil pessoas.
Recentemente houve conflito entres palestinos e israelenses por causa dela. Veja aqui.
A Igreja de São Tiago
Ainda hoje é iluminada apenas pela luz do sol e por muitas velas e lamparinas, sem a ajuda da eletricidade.
Construída em 1163 durante o reinado da rainha Melisenda, a Catedral de São Tiago é o coração do bairro armênio da cidade antiga de Jerusalém.
Na igreja - de acordo com a tradição armênia - escolha-se relíquias de dois santos distintos de nome Tiago. O primeiro é Tiago, o Apóstolo.
São Tiago Apóstolo foi o primeiro a ser martirizado, em 44 depois de Cristo, por ordem do rei Herodes Agripa, e depois que foi decapitado, sua cabeça foi sepultada aqui, onde morava o primeiro Bispo de Jerusalém, também chamado Tiago.
A importância religiosa de Jerusalém
Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada.
Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos.
Acima do muro está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus.
A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus.
Com tantos interesses concentrados no mesmo lugar, Jerusalém nunca viveu na mais absoluta paz.
Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.
ATIVIDADE:
9.º ANO AULA 8 ENS. RELIGIOSO Voltar
Muitas vezes, a gente se questiona sobre o conceito de família, sobre o que podemos e devemos considerar família. Muitas vezes, nos sentimos impelidos a gostar de alguém só porque a pessoa é sangue do nosso sangue, mas não é bem assim que funciona a vida.
Família é quem ama e cuida, mesmo que esta pessoa não seja necessariamente do nosso sangue. Família é quem está ao nosso lado nos momentos difíceis mais do que nos momentos fáceis. Família é amar mesmo que vocês não estejam relacionados por sangue.
Isso é uma coisa que precisa ser dita e confirmada.
A vida vai além dos laços de sangue. Na verdade, os laços de amor são muito mais importantes que os laços de sangue, porque estes sim são laços verdadeiros que não acabarão jamais.
O amor é uma força invisível que sempre estará conosco – alguém que está contigo porque te ama jamais vai te abandonar, enquanto alguém que é apenas sangue do seu sangue pode fazê-lo.
A única coisa que importa de verdade é o sentimento, é o apreço que a gente tem pelo outro. Amor é um laço muito maior que o sangue, é algo que significa mais, que importa mais. Amar o outro te fará sentir ainda mais completo, ainda mais real. Isso porque o amor é a lei que rege todas as coisas, é o sentimento mais puro que existe.
"FILHO ADOTIVO"
Canção de Arthur Moreira e Sebastião Ferreira da Silva
Intérprete : Sérgio Reis VEJA
Letra
Com sacrifício
Eu criei meus sete filhos
Do meu sangue eram seis
E um peguei com quase um mês
Fui viajante
Fui roceiro, fui andante
E pra alimentar meus filhos
Não comi pra mais de vez
Sete crianças
Sete bocas inocentes
Muito pobres, mas contentes
Não deixei nada faltar
Foram crescendo
Foi ficando mais difícil
Trabalhei de sol a sol
Mas eles tinham que estudar
Meu sofrimento
Ah! meu Deus, valeu a pena
Quantas lágrimas chorei
Mas tudo foi com muito amor
Sete diplomas
Sendo seis muito importantes
Que as custas de uma enxada
Conseguiram ser doutor
Hoje estou velho
Meus cabelos branquearam
O meu corpo está surrado
Minhas mãos nem mexem mais
Uso bengala
Sei que dou muito trabalho
Sei que às vezes atrapalho
Meus filhos até demais
Passou o tempo
E eu fiquei muito doente
Hoje vivo num asilo
E só um filho vem me ver
Esse meu filho
Coitadinho, muito honesto
Vive apenas do trabalho
Que arranjou para viver
Mas Deus é grande
Vai ouvir as minhas preces
Esse meu filho querido
Vai vencer, eu sei que vai
Faz muito tempo
Que não vejo os outros filhos
Sei que eles estão bem
E não precisam mais do pai
Um belo dia
Me sentindo abandonado
Ouvi uma voz bem do meu lado
Pai, eu vim pra te buscar
Arrume as malas
Vem comigo, pois venci
Comprei casa e tenho esposa
E o seu neto vai chegar
De alegria eu chorei
E olhei pro céu
Obrigado, meu Senhor
A recompensa já chegou
Meu Deus proteja
Os meus seis filhos queridos
Mas foi meu filho adotivo
Que a este velho amparou
ATIVIDADE:
ACREDITAR EM DEUS NÃO BASTA
Todos os sentimentos que sentimos são inerentes à raça humana, nascemos com eles.
Ou será que não? Será possível escolhê-los, moldá-los?
Será possível controlá-los? Será que controlá-los é bom ou ruim?
O que nos entristece, o que nos chateia, o que nos enfurece? Parte sempre dos outros? Ou será que temos culpa no cartório e não admitimos.
Qual é o real tamanho da nossa hipocrisia?
A Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar.
Por exemplo: é muito fácil acreditar em Deus, isso te dá suporte, te coloca facilmente entre a maioria.
Mas, acreditar em Deus, significa o que para você?
Estou protegido. Se seu fizer bobagem, é só pedir perdão.......é isso?
Acreditar em Deus te faz melhor em quê?
Você se torna mais solidário, mais amigo, mais companheiro, mais consciente ou continua mentiroso, preguiçoso e indiferente?
Acreditar em Deus é muito bom, mas, o que está mudando no mundo por causa disso, o que está mudando nas nossas vidas?
Quem acredita em Deus não rouba. Quem acredita em Deus não mata. Não levanta falso testemunho. Não fala o nome de Deus em vão. Não faz da mentira a sua melhor amiga.
Quem acredita em Deus, não é homofóbico, não é racista, não é preconceituoso, não odeia o próximo, nem deseja a sua morte.
Quem realmente acredita em Deus, não fica usando o nome dele a torto e a direito para justificar seus erros ou seus atos.
Acreditar em Deus para ficar bem na fita ou na foto, não merece consideração e muito menos respeito. Não é exemplo para ninguém.
Jesus, o filho de Deus, quando na terra, dividia o pão, protegia as minorias, vivia entre os pobres e a eles prometia a salvação. Por isso, foi espancado, torturado e morto. Quem realmente acredita em Deus, esqueceu disso?
Quem enaltece a tortura ou professa em alto e bom som que o pobre, o índio, o homossexual ou quem quer que o valha não merece viver, com certeza não acredita em Deus.
O que estamos fazendo com ele? Existem dezenas de religiões é verdade. Mas, quem está sendo bom?
Não é ser bom de bola, bom de tik tok, bom de samba ou rap. É ser bom de bondoso. De exercer a bondade.
Bondade é uma característica daquele que tem inclinação para o bem. Consiste numa qualidade das pessoas que praticam boas ações.
Gramaticalmente, bondade é um substantivo abstrato. Do latim “bonidate”, é a qualidade de quem tem boa índole.
Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro. Benevolente significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas.
Bondoso é um adjetivo que qualifica o indivíduo que demonstra bondade, que pratica atos de bondade.
Mas, a bondade não está na moda, a hipocrisia sim, a falsidade sim e a mentira também.
Se formos bondosos a maior parte do tempo e na maioria das vezes, tenho certeza, que Deus seria muito mais feliz e o mundo seria muito melhor
ATIVIDADE:
A interpretação e o livre arbítrio
Como devemos interpretar um texto, uma passagem bíblica ou uma frase?
Exemplo: “Manoel matou Maria de tanto amor”
São apenas 06 palavras e 27 letras:
Um verbo
Uma preposição
Um advérbio
Um substantivo masculino
E dois nomes próprios
"Manoel matou Maria de tanto amor". Mas, o que significa? O que quer dizer?
- Segundo FULANO: Manoel amava tanto a Maria, que tinha por ela um ciúme doentio, achando erradamente que ela o estava traindo, matou-a com uma adaga.
- Segundo SICRANO: Manoel não matou a Maria coisa nenhuma. É só um modo de dizer, assim como se diz: me matou de tanto rir, morri de tanto comer, etc.
- Segundo BELTRANO: Manoel não amava tanto a Maria, como sugere o texto, pois, quem ama, não mata.
- Segundo ALBANO: Manoel amava tanto a Maria, que a queria só para si. Maria acabou, com o tempo, ficando cada vez mais isolada do mundo e assim, triste, tirou a própria vida.
- Segundo ADRIANO: Manoel amava tanto a Maria, que a sufocou de tal jeito, que a Maria que todo mundo conhecia praticamente morreu.
- Segundo CRISTIANO: Na verdade, a Maria que Manoel matou, foi aquela que ele conheceu, fraca, destrutiva, descrente, desiludida, desesperançada. O amor de Manoel, fez surgir uma nova mulher, forte e determinada. “
- Segundo o FABIANO: Manoel amava tanto a Maria, que a protegia de todos os males, mas, certo dia, quando Maria se viu sozinha, entrou no mato para colher uma flor, foi mordida por uma cobra e morreu.
- Segundo FLORIANO: Manoel amava tanto a Maria que não suportava vê-la triste, por isso, a enchia de bolos, doces, chocolates e balas para alegrá-la. Maria se tornou diabética e morreu por causa da doença.
- Segundo JULIANO: Manoel matou a Maria para não vê-la mais sofrer, já que uma doença a estava consumindo. Depois de matá-la, Manoel se suicidou para encontrá-la em outra vida.
- Segundo MARIANO: O amor de Manoel era tão grande, mas tão grande, que contaminou a Maria de muito amor, e por amor ao próximo, Maria deu guarida a um viajante, que acabou por assassiná-la.
Apenas 06 palavras compondo uma frase:
Um verbo, uma preposição, um advérbio, um substantivo masculino e dois nomes próprios = 10 interpretações diferentes
Qual delas tem mais a ver com a realidade? Qual delas representa a verdadeira história?
E se Fulano, Beltrano, Sicrano, Albano, Mariano, Floriano, Juliano, Cristiano e Adriano, fossem cada qual, o representante de um igreja, de uma religião, de uma vertente do pensamento?
Quem está mais perto da verdade? Quem interpretou o texto, para que a versão final, se encaixasse no queria passar?
Por isso, a única versão que realmente tem valor, é a sua. Cada um de nós tem o livre arbítrio para analisar, pensar, pesquisar, refletir e formar as próprias versões, as próprias convicções e as próprias verdades.
À propósito, a Bíblia Sagrada tem 773.692 palavras e 3.566.480 letras.
A música "Deus me proteja", foi catapultada de volta pela participante Juliette do BBB 21, ela foi composta e gravada por Chico Cesar em 2008. VEJA.
Eis a letra:
"Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde ilumine e zele assim
Deus me proteja de mim e da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde ilumine e zele assim
Caminho se conhece andando
Então vez em quando é bom se perder
Perdido fica perguntando
Vai só procurando
E acha sem saber
Perigo é se encontrar perdido
Deixar sem ter sido
Não olhar, não ver
Bom mesmo é ter sexto sentido
Sair distraído espalhar bem-querer"
ATIVIDADE:
9.º ANO AULA 5 ENS. RELIGIOSO Voltar
A MORAL E A ÉTICA.
Embora os dois devam andar sempre juntos, a moral muda conforme o tempo, o local e a cultura.
A moral por si só, não faz um país melhor, uma sociedade mais justa, nem leva a humanidade para mais perto de Deus.
A MORAL AO LONGO DO TEMPO NO BRASIL
- Houve época em que mulher fumar ou beber em público era imoral (ou seja, ia contra a moral)
- Houve época em que a mulher, não podia vestir calças ou mini-saias porque isso era considerado imoral.
- Houve época em que uma mulher não podia vestir um maiô e tempos depois, um biquíni, para ir à praia, por ser imoral.
Nesta foto de 1922, fiscal mede do joelho ao fim do maiô, para ver se está de acordo com as normas estabelecidas pelos conceitos morais da época.
- Houve época em que a mulher não podia usar maquiagem, tingir o cabelo ou pintar as unhas, por que isso era imoral.
- Houve época em que uma mulher que trabalhasse fora era malvista, porque esse comportamento era considerado imoral.
- Houve época em que uma mulher não devia ser modelo, atriz ou cantora, por que eram profissões imorais.
- Houve época em que uma mulher não podia ir ao cinema com o namorado por que era considerado imoral.
Muita coisa mudou; a moral também, ela muda com o tempo, como vimos nos exemplos acima.
A moral no mundo
A moral não é a mesma em todos os lugares. Os exemplos abaixo estão acontecendo agora neste momento em que você esta lendo isto:
- Na Arábia Saudita é imoral as mulheres andarem pelas ruas mostrando o cabelo ou o corpo.
- No Iêmen e no Sudão, as mulheres são obrigadas a usar um manto preto para cobri-las completamente da cabeça aos pés.
- Na Arábia Saudita é imoral as mulheres conversarem com outros homens que não sejam seus parentes, ou ir a um médico sem a presença do marido, pai ou irmão.
- No Irã, uma mulher não pode cursar engenharia, informática, física nuclear, arqueologia, química, negócios e outras 72 cursos universitários.
- No Irã, a palavra de uma mulher tem a metade do peso da palavra de um homem, ou seja, se ela acusar um homem a palavra dela vale 0,5 e a do homem vale 1.
- Em Serra Leoa garotas grávidas são proibidas de frequentar a escola ou fazerem provas.
- Na Índia, no Sudão, no Iêmen, na Nicarágua, em Angola e outros países; uma menina é obrigada a se casar, mesmo que não queira; com quem o pai mandar.
- Em alguns países árabes o homem tem várias mulheres, entretanto, é inaceitável que 01 mulher tenha mais que um marido.
- Nos Emirados Árabes Unidos o homem tem o direito de “disciplinar” sua mulher com castigos físicos.
- No Sudão, as mulheres muçulmanas são condenadas ao chicote por usarem calças.
- Na Somália, mulheres são chicoteadas por usarem sutiã.
- Na Rússia, o homem pode bater na esposa uma vez por ano liberado por lei.
- Na Indonésia, exista uma unidade de flagelação feminina que tem como função açoitar publicamente as mulheres que violarem a sharia, a lei muçulmana.
Depois de todos os exemplos chegamos à conclusão óbvia:
A mulher é, e sempre foi, a maior vítima da moral ou dos moralistas.
Moralista: é aquele que exerce vigilância sobre aqueles que não seguem a moral, seguindo os preceitos estabelecidos por eles mesmos, os homens.
Moral: podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade ou de uma cultura.
Como vimos nos exemplos dados, a moral depende dos olhos de quem vê. O que é permitido no Brasil é proibido no Arábia Saudita, o que é certo na Somália é completamente errado no Brasil.
Portanto a moral sozinha não quer dizer nada, não faz um país melhor, não faz com que a humanidade avance em termos de igualdade, fraternidade, amor.
Por isso que a moral deve estar sempre ligada à ética.
A Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”.
Se toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado; cabe à ética, se dedicar ao estudo desses valores, investigando e corrigindo as ações humanas e seus princípios orientadores.
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, mas, sempre buscando o bem e nunca prejudicando o próximo. Ser ético é buscar a igualdade de direitos e de oportunidades.
A mulher árabe é obrigada a sair a rua com uma vestimenta que lhe cobre todo o corpo num calor de 40 graus à sombra. Segundo a MORAL, sempre ditada pelos homens, é bom lembrar, isso é natural, normal e certo. Mas, o que diz a ÉTICA: essa moral implantada está prejudicando alguém? Está tirando a igualdade de direitos de alguém?
Uma menina é obrigada a casar com quem o pai indique e segundo a moral do local isso é correto. Mas, é ético?
Não é certo dizer que a moral ou os moralistas estão sempre certos e devam ter a última palavras. Pode ser que eles estejam completamente errados, e só com o uso da ética é possível avaliar e identificar esses erros.
Se nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Se todos somos filhos de Deus, se Jesus Cristo, assim disse:
“Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros”. João 15:17
Qual a razão e a lógica de ter uma moral que prejudique alguém?
Códigos de Ética
Muitas profissões tem seus códigos de ética, também conhecido como código de conduta, que é um conjunto de regras que define valores e orienta as ações dos colaboradores de uma organização.
Estabelecendo essas normas, a empresa assume perante ao mercado, suas próprias responsabilidades éticas sociais e ambientais. As regras devem ser observadas por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da companhia.
Esse, por exemplo, é o código de ética (resumido) da Livraria Saraiva.
I) Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, sexo, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas.
II) O convívio no ambiente de trabalho deve ser pautado na transparência das informações, imparcialidade no tratamento e profissionalismo;
III) A preservação da saúde e integridade física de nossos colaboradores é fundamental, por isso é obrigatório o cumprimento das normas segurança.
IV) Não use o nome da Saraiva, sistemas, cargo ou influência para obter benefícios pessoais, para parentes, amigos ou terceiros.
ATIVIDADE:
9.º ANO AULA 3 ENS. RELIGIOSO Voltar
A EMPATIA
Empatia x Simpatia
Por mais que ambos os sentimentos sejam benéficos e agradáveis, simpatia e empatia não possuem os mesmos significados. Nem toda pessoa simpática consegue ser empática.
A SIMPATIA está relacionada ao empenho de fazer uma situação melhorar, à boa disposição de alguém para provocar admiração, apreço, ou boa impressão.
Uma pessoa simpática geralmente possui um bom relacionamento com as outras, sendo sempre sorridentes, agradáveis e positivas. Ela até tem interesse em saber como a outra pessoa está. Entretanto, esse sentimento é superficial, pois não há um envolvimento nos problemas dos outros.
A EMPATIA, por outro lado, busca compreender mais profundamente os sentimentos da outra pessoa, tentando achar soluções para seus problemas. Numa relação empática, passamos a conhecer e entender o próximo, assim como suas dificuldades.
A EMPATIA pode ser definida como “a habilidade de imaginar-se no lugar da outra pessoa” ou como “a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem”.
Embora pareça simples definir o que é empatia, ela vai muito além de se colocar no lugar do outro. Quando você vê outra pessoa sofrendo, pode se imaginar instantaneamente no lugar da outra pessoa e sentir simpatia pelo que ela está passando.
Na prática, a empatia está presente quando você consegue entender emocionalmente o que a outra pessoa está experimentando. Por exemplo, ser empático é mais do que ver alguém sofrendo e ficar triste pela pessoa. Uma pessoa empática também se imagina instantaneamente no lugar da outra pessoa, consegue sentir o que ela está sentindo e tenta ajudá-la de alguma forma.
Muitos acreditam que a empatia é um dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode ter, pois ele sente a dor do outro como se fosse a própria e tenta ajudá-lo a resolver o problema, fazendo tudo o que está ao seu alcance para isso.
Pode se dizer, outrossim, que a apatia e o descaso são face contrária a empatia. A pessoa não importa com a dor do outro, ou se vai como se não tivesse visto.
Importância da empatia na vida pessoal.
A falta de empatia é muito comum na vida pessoal. Vemos frequentemente maridos e esposas, namorados e namoradas que não se entendem mais, um pai que esqueceu como é a vida de adolescente, e um adolescente que não consegue ver o quanto seus pais se importam e se esforçam para dar o melhor para ele.
Quando uma pessoa esquece o que é empatia e permanece focada nas falhas da outra, o resultado é um impasse mental e emocional em que todos ficam na defensiva, nenhum problema é resolvido e as situações parecem irreconciliáveis. Entretanto, tomar a iniciativa de mostrar empatia pode interromper esse ciclo ruim, pois, quando uma pessoa se sente compreendida, é mais provável que ela retribua o esforço.
Ao se imaginar na situação da outra pessoa, você conseguirá construir um relacionamento de confiança em que ambas as partes são motivadas a dar à outra pessoa o benefício da dúvida estreitando e aprimorando as relações.
Importância da empatia na vida profissional.
É simples! Imagine um gerente que está tendo problemas com seu melhor funcionário. De uns tempos para cá, ele começou a atrasar a entrega dos relatórios, faltar no trabalho e a se desentender com seus colegas.
O gerente possui duas opções nesse caso: demitir o funcionário, esquecendo de tudo o que ele já produziu para a empresa e considerando apenas a situação presente, ou conversar com ele, a fim de entender o que está acontecendo e quais os motivos de ele estar dando problemas.
Se o gerente for empático, pode descobrir que a esposa de seu funcionário está passando por graves problemas de saúde, que ele precisa cuidar dela, dos filhos e todas as tarefas domésticas. Que ele dorme muito pouco, por isso, a sua irritabilidade e os atrasos que ocorrem vez ou outra.
O gerente pode providenciar umas férias não programadas, um horário mais compatível, talvez; e assim, quando a esposa dele estiver melhor, ele terá seu "melhor funcionário" de volta.
Antes de traçar qualquer diagnóstico e sair fazendo julgamentos precipitados, é preciso dialogar e buscar a compreensão da realidade da outra pessoa.
Se o gerente tivesse decidido demitir seu funcionário sem saber os motivos do seu mal desempenho, teria tornado uma situação ruim em algo ainda pior, e teria perdido um bom colaborador. Por isso, a empatia no trabalho é essencial.
A importância da empatia na escolha do nosso destino.
Desde o início da pandemia, 265 mil pessoas morreram de COVID 19 no nosso país. Entretanto as pessoas não morrem, elas desaparecem. Um filho olha uma mãe se perder atrás de uma porta de vidro de um hospital, e nunca mais ele a vê.......nem morta, pois, o caixão estará lacrado. Duzentos e sessenta e cinco mil famílias, viveram ou vivem situação igual, tendo o mesmo sofrimento, a mesma angústia, a mesma laceração.
Além disso, muitas pessoas viram seus entes queridos morrerem sem conseguir respirar por falta de oxigênio, centenas de milharem veem seus parentes sofrendo, morrendo sem conseguir um médico, um hospital, um quarto na UTI.
Será que as pessoas que não se importam ou até debocham do sofrimento dessas famílias tem alguma Empatia?
Você poderá contar com elas para resolver algum problema seu?
É para essas pessoas que você entregará o seu destino e o dos seus?
Dicas para se tornar uma pessoa empática
1. Procure conhecer a si mesmo, antes de tentar entender o que se passa com as outras pessoas. O autoconhecimento é fundamental para que você compreenda as emoções dos outros.
2. Realize a escuta ativa, ou seja, prestando bastante atenção, buscando ouvir na essência o que aflige a outra pessoa, pois isso permitirá que a pessoa mostre a sua realidade.
3. Evite dar conselhos, pois o que funcionou com você não necessariamente funcionará com o outro. Tente construir junto com a pessoa uma solução para o problema dela.
4. Saiba quando falar e quando permanecer quieto. Às vezes, a outra pessoa não quer ouvir nada, portanto, um abraço reconfortante vale mais do que mil palavras.
5. Deixe de lado seus preconceitos e julgamentos, pois isso fará com que você entenda melhor o que a outra pessoa vive e por que ela faz determinadas ações.
6. Pare de fazer comparações, pois cada pessoa possui uma carga emocional própria e, ao compararmos, diminuímos a situação do outro.
7. Converse com pessoas diferentes, a fim de expandir seus horizontes com relação a diversos pontos de vistas e experiências variadas.
8. Seja honesto, sincero e gentil, pois isso estabelecerá um laço de confiança com as pessoas.
9. Seja empático com quem você não tem afinidade. Essa talvez seja a tarefa mais difícil e mais importante. É fácil ajudar quem gostamos, mas devemos praticar a empatia com quem nos irrita também.
10. Sendo empático, você poderá identificar quem não é, e assim, escolher melhor seus amigos ou a quem você admira.
Frases sobre empatia
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”. – Carl Rogers – psicólogo americano
“A coisa mais difícil do mundo é estar ciente da dor de outra pessoa”. – Pat Barker – escritora e romancista inglesa
“Qualquer pessoa que tenha experimentado uma certa perda em sua vida sente empatia por aqueles que a experimentam”. – Anderson Cooper – jornalista e escritor americano
“A ausência da empatia humana é um dos primeiros e mais reveladores sinais de uma cultura que está prestes a cair na barbárie”. – Autor desconhecido.
Lembre-se, muitas vezes você pode achar que determinada pessoa não tem nada a ver com você, talvez por que cada um está olhando de uma lado diferente e não conhece a posição do outro.
Não espere outra pessoa ser empática com você para que você exerça a empatia com ela. Se algum familiar, um colega de trabalho, um vizinho, um amigo não entende o que você está passando, não faça julgamentos e nem o condene.
Comece a transformação por você, mesmo que seja com pequenos gestos iniciais. Esse pequeno passo pode ser vital para inspirar a outra pessoa a mudar a forma de ver o mundo também.
ATIVIDADE:
"A ajuda de Deus" (Vacinas)
Todo santo dia, um homem ia na igreja, se ajoelhava e pedia a Deus para que ele ganhasse na Mega Sena. Num certo dia quando saía da igreja, depois de 10 anos na mesma rotina, caiu um papel na cabeça dele vindo não se sabe de onde, com essas palavras escritas:
- Vê se pelo menos joga, né cidadão!!!!!
Todo mundo quer a ajuda de Deus, é e sempre será bem-vinda, entretanto nada cai ou cairá do céu. É preciso correr atrás, é preciso estudar, lutar, crescer, escolher.
Este homem se chamava Paulo Henrique Machado, ele morou por 51 anos no HC (Hospital das Clínicas) da USP (Universidade de São Paulo), no dia 18/11/2020 ele se foi. Veja aqui a história dele.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
A poliomielite causa paralisia nos músculos responsáveis pela respiração, obrigando a esses enfermos a ficaram dias, meses e anos nos pulmões de aço, como nas fotos abaixo.
Entretanto as sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente correspondem a sequelas motoras e não tem cura, o que ocasiona entre outras coisas, pé torto, crescimento diferente das pernas, paralisia nos músculos da fala e da deglutição, osteoporose, atrofia muscular, etc. como na foto abaixo.
Entre, 1968 e 1989 o Brasil teve 26 mil casos de pólio. Não há registro de casos nos últimos 30 anos.
Como essa doença que deixou tantas sequelas no Brasil e no mundo foi erradicada?
Mas, não foi só a poliomielite que foi erradicada através da vacinação em massa, entre muitas outras, vejamos o exemplo da varíola. A imagens são chocantes, mas, necessárias:
A varíola é considerada erradicada no mundo, depois de ter matado de 300 a 500 milhões de pessoas no século 20.
As vacinas, podem evitar muitas outras doenças. As vacinas já salvaram bilhões de vidas em todo mundo.
Entretanto determinados segmentos políticos e religiosos resolveram brincar de deus, como se o verdadeiro Deus fosse contra as vacinas. Infelizmente, morreram 140 mil crianças de sarampo no mundo em 2018, devido a falta de vacinação.
Vacinas são um assunto seríssimo que tem que ser tratado com respeito e com responsabilidade. Não pode ser objeto de disputas políticas ou comerciais. As vacinas e as vacinações não podem ser vítimas de manipulações ou fake news.
Neste ano de 2022, apenas 58,14% das crianças de 1 a 4 anos tomaram o reforço da vacina contra a poliomielite.
As vacinas salvam vidas e não se pode brincar com a vida das pessoas.
Crianças e adultos devem ser vacinados:
Pessoas não viajam para outros países sem ter sido vacinados. Veja tabela a seguir:
Até os nossos cachoros e gatos tem que ser vacinados:
Até o gado é vacinado.
Assista o vídeo
e veja como as vacinas funcionam.
Entenda, se informe, pesquise. Deus tem muitos maneiras de te ajudar, pode ter certeza que as vacinas são uma delas.
ATIVIDADE:
9.º ANO E. RELIGIOSO AULA 01 Voltar
Intolerância: a dificuldade de conviver com as diferenças
Conviver com as diferenças: você com certeza sabe que essa não é uma tarefa fácil.
Somos quase 8 bilhões de indivíduos com opiniões, crenças, valores e contextos diferentes. E é com frequência que escutamos ou lemos sobre relatos de desrespeito e intolerância em razão de opiniões políticas, orientação sexual, religião, nacionalidade, raça, entre outros.
Muitas vezes, as manifestações de intolerância resultam em violências. Como exemplo podemos citar uma das maiores tragédias da humanidade: o Holocausto – durante o Nazismo na Alemanha. Naquela ocasião, cerca de 6 milhões de judeus foram mortos.
Motivada pela prevenção de atrocidades como as que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, em 1948, as Nações Unidas aprovaram a Declaração Universal dos Direito Humanos (DUDH).
Esse documento define os direitos fundamentais dos seres humanos, sem distinção de cor, sexo, língua, raça, opinião, nacionalidade ou classe social.
ATIVIDADE: