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3.º ANO    AULA 26    Sociologia    Voltar

POLIOMIELITE - PARALISIA INFANTIL


Devido intensas e torrenciais chuvas que caíram na cidade, o rio transbordou causando uma enchente "monstro",  alagando todas as ruas e casas ao redor.


No telhado de uma casa, um homem desesperado pediu ajuda a Deus para buscá-lo. Sua fé era tanta que ele ficou mais tranquilo e reconfortado, pois ele sabia que Deus não lhe faltaria.


Quando um homem passou agarrado a uma prancha de stand up, lhe ofereceu ajuda, mas, ele recusou. Pouco depois passou outro homem numa canoa e ele fez o mesmo.  O homem tinha certeza que Deus vinha buscá-lo.


Com o nível subindo cada vez mais,  o homem também se recusou a ser socorrido pelo helicóptero dos bombeiros.


A chuva não parou, sua casa desabou e ele morreu afogado.


Quando chegou no céu, o homem desolado, inquiriu Deus com veemência, dizendo:

- Poxa Deus, que sacanagem! Por que o senhor não foi me salvar?


E Deus respondeu:

Tá de brincadeira? Mandei até um helicóptero!!!!!!!!

Este homem da foto se chama Paul Alexander, assista aqui  a sua história

A poliomielite também conhecida como pólo ou paralisia infantil causa paralisia nos músculos responsáveis pela respiração, obrigando a esses enfermos a ficaram dias, meses e anos nos pulmões de aço, como nas imagens acima.


Entretanto as sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente correspondem a sequelas motoras e não tem cura, o que ocasiona entre outras coisas, pé torto, crescimento diferente das pernas, paralisia nos músculos da fala e da deglutição, osteoporose, atrofia muscular, etc.

Todos as crianças, os bebês e os adultos retratados nas fotos acima sofreram ou sofrem da mesma doença: a poliomielite.


Entre, 1968 e 1989 o Brasil teve 26 mil casos de pólio. Não há registro de casos nos últimos 30 anos.


Como essa doença que deixou tantas sequelas no Brasil e no mundo foi erradicada?

Com apenas uma gotinha.

Mas, não foi só a poliomielite; outras doenças forram erradicadas através da vacinação em massa, como a varíola. E tantas outras podem ser controladas, como o sarampo.


Infelizmente, morreram 140 mil crianças de sarampo no mundo em 2018, devido a falta de vacinação.


A varíola é considerada erradicada no mundo, depois de ter matado de 300 a 500 milhões de pessoas no século 20. 


Seguem fotos de pacientes com varíola aqui, mas, cuidado, as imagens não são nada bonitas, muito pelo contrário. Veja se quiser

As vacinas, podem evitar muitas outras doenças. As vacinas já salvaram bilhões de vidas em todo mundo.


As vacinas e as vacinações não podem ser vítimas de manipulações ou fake news.

A vacina é um assunto seríssimo que tem que ser tratado com respeito e com responsabilidade. Não pode ser objeto de disputas políticas ou comerciais. 


Entenda, se informe, pesquise. Não faça como o homem do telhado. Deus tem muitos meios de te ajudar.


Assista o vídeo e conheça dois amigos que moram há mais de 30 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo, ambos, vítimas da poliomielite. 

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3.º ANO    AULA 27    Sociologia    Voltar

Os 20 anos mais quentes em nosso planeta, foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que de 2015 a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking.

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3.º ANO    AULA 28    Sociologia    Voltar


A mentira como arma política


FAKE NEWS = NOTÍCIAS FALSAS.


Fake News e uma fofoca são praticamente a mesma coisa, o que muda é o alcance.


Por exemplo: Edna, uma aluna de um colégio qualquer, inventa que viu a Marcely do 9.º ano, beijando o Professor de Espanhol na biblioteca.


Ela conta essa mentira para 02 amigas. Essas duas amigas contam para mais duas cada > essas 04 alunas contam para mais 2 alunas cada > essas oito alunas contam para mais 02 cada > assim cada um dos 16 alunos contarão para mais 02 > depois, cada um dos 32 alunos contaram para mais 02, e assim vai,  64 para outras 02 > daí esses 128 alunos.......


Até aqui, temos 128 + 64 + 32 + 16 + 8 + 4 + 2 + a menina que inventou a estória = até aqui, 255 alunos “sabem” que a Marcely do 9.º ano estava aos beijos e abraços e sei mais o quê, já que cada um que conta aumenta um pouco. Rapidamente, tá todo mundo comentando do caso da Marcely com o tal Professor. 


Até que uma aluna conta para a mãe e essa mãe, conta para a mãe da Marcely, que denuncia o professor na escola, no conselho tutelar e na polícia.


A Marcely nega tudo, o Professor, professa a sua inocência. Mas, com a chegada da viatura da polícia, a notícia (Fake News) se espalha pelo resto do colégio:  


- Vieram prender o professor por assédio a uma menor. Ficou sabendo?

- Mas, quem é a menina?

- A Marcely do 9.º ano.


Uma fofoca é igual as Fake News, ninguém sabe mais, quem viu a Marcely beijando o Professor de espanhol, muito menos quem inventou a estória.......que com certeza deve ser verdade já que tá todo mundo falando.


Assim, a carreira acadêmica do professor pode ter chegado ao fim e a Marcely..... bom, como estão falando por aí: “A idiotinha nega a ocorrência por que tava gostando e agora fica protegendo esse vagabundo."


Não sabemos aqui, por que a Edna inventou essa estória, por brincadeira, para tirar uma onda, por que tirou 0 na prova de espanhol ou por que acha a Marcely muito nojentinha. Tanto faz. O estrago foi feito.


As FakeNews tem o mesmo poder de destruição, mas, muito pior, pois as fake news se tornaram profissionais. Elas tem um objetivo: manipular a cabeça e os sentimentos das pessoas.


Não há nenhum compromisso com a verdade, com a ética, a moral, a religiosidade ou a crença em Deus. Faz-se o uso da mentira de uma maneira sórdida que fere todos os princípios humanos. É como se disséssemos a um filho:


- Se você não gostar de uma professora, de um colega da escola ou de uma menina, invente coisas sobre ela, minta, sacaneie, acabe com a moral e com a vida dela.


As Fake News, estão corroendo a democracia no mundo todo, pessoas sem escrúpulos manipulam a informação colocando mães votando contra os próprios filhos. Pais votando contra a manutenção do seu próprio emprego e as vítimas apoiando os seus algozes.


As Fake News tem um método, que vai da invenção pura e simples, até a que é mais usada, usa-se uma verdade, ou parte dela,  para fazer o jogo sujo. Ex.:


Fulano deixou uma herança de R$ 1.410.000,00 (Hum milhão e quatrocentos e dez mil reais). Sim, isso é verdade.


Mas quando a “Fake News” é postada na Net, o valor sobe consideravelmente. “Fulano deixou 141 milhões de reais de herança, vejam como esse canalha roubou................"


Além disso, as fake news são espalhadas por robôs para “trocentas pessoas” nas redes sociais,  que acabam compartilhando para outras e assim vai.


No final todo mundo fica sabendo que o vagabundo do fulano deixou 141 milhões para seus filhinhos de tanto que roubou e como todo mundo tá falando e compartilhando...........ora bolas, só pode ser verdade.


Ou seja, se a fofoca (mentira) da Edna, afetou um professor, uma aluna e uma escola, uma Fake News pode afetar um país inteiro.


Como identificar uma fake news?


O primeiro passo para não espalhar notícias falsas por aí é saber como identificar este conteúdo. Fake news não são apenas encontradas em forma de notícia, mas também como propagandas, vídeos, boatos, mensagens e, até mesmo, nas chamadas “correntes” no WhatsApp e nas redes sociais.


Esses conteúdos possuem uma estrutura definida: título falso, mas algumas informações do texto verdadeiras; foto falsa ou todos os itens falsos. Ou seja, nem sempre é fácil identificar um conteúdo falso.


Dicas para você reconhecer uma fake news.


1. Recebeu um link de notícia no WhatsApp ou Facebook e está em dúvida? É hora de analisar. Confira se o texto possui fonte, qual é o site e se possui autor. Muitos sites que publicam conteúdos de fake news possuem nomes parecidos com grandes jornais. Por isso, é importante verificar se o site é real ou não. Veja se há outros conteúdos publicados e se também são duvidosos.


2. Não leia apenas o título e subtítulo. Uma estratégia muito utilizada são os títulos impactantes para chamar atenção. Muitas vezes, o texto não condiz com a manchete.


3. Ao ler toda a matéria, verifique se há erros. Podendo ser na escrita ou formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação. Essas são características de sites falsos.


4. Pesquise o assunto no Google e verifique se foi publicado em portais de notícias conhecidos. Se é uma notícia bombástica e não for encontrado em outro lugar, é hora de duvidar do conteúdo recebido.


5. Verifique a data de publicação da matéria. Se depois de todos os passos acima você descobrir que é verdade, é hora de saber se está atualizada. Muitas pessoas costumam compartilhar conteúdos antigos sem nem mesmo saber.


6. Se for uma imagem, faça a pesquisa do conteúdo escrito ou da própria imagem no Google. Para pesquisar uma imagem recebida pelo WhatsApp ou nas redes sociais, basta salvar a imagem no celular ou computador, abrir a pesquisa do Google por imagens e Pesquisar por imagem. Selecione a foto duvidosa e veja qual o histórico dela na internet.


7. Se o conteúdo recebido for por áudio ou vídeo. Separe os fatos narrados e pesquise na internet também. E se não for encontrado em sites confiáveis, a informação é fake news.


8. Pergunte a quem encaminhou a notícia se ela checou os fatos. Ou, então, se a pessoa que encaminhou para ela checou a veracidade das informações. Se não, é hora de você checar.


Mas é verdade ou mentira?


Se mesmo com todos os passos listados acima você ainda desconfia da informação, existem sites que divulgam diariamente se conteúdos compartilhados na internet são verdadeiros ou boatos.


1. Agência Lupa: o primeiro site do setor criado no Brasil, desvenda todos os dias diversas fake news do setor político. O site pertence à Folha de S. Paulo. Conheça


2. Fato ou Fake: o site pertence ao grupo Globo e desvenda boatos de assuntos variados. Conheça


3. E-Farsas: lançado em 2001, o site de checagem divulga as notícias duvidosas espalhadas pela internet e se é verdade ou boato. Conheça


4. Boatos é um site criado pelo jornalista Edgard Matsuki em 2013. Seu objetivo é publicar verificações de notícias populares na web. Inicialmente focada em boatos com viés de curiosidade, a plataforma foi se tornando, aos poucos, também em um serviço voltado para o que ficou conhecido como fake news. Conheça


5. Fake Check: criado por pesquisadores da USP e da UFSCar, o site utiliza inteligência artificial para checar a veracidade da notícia. Conheça


Com todas essas dicas agora é hora de ficar de olho no conteúdo que recebemos nas redes sociais. Recebeu algo duvidoso? Cheque o conteúdo com as dicas acima e avise quem está compartilhando aquilo com você se é verdade ou fake news.


Afinal, sempre nos ensinaram desde criancinha, que mentir é pecado.

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3.º ANO       AULA 29     SOCIOLOGIA   Atividade       Voltar


OS RACIONAIS (SERÁ?) E OS IRRACIONAIS 


O homem por vezes esquece que todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, para obter desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza


Desde a pré-história, caçar sempre foi uma atividade relacionada à alimentação e sobrevivência humana, onde o homem caçava com pedras ou armas primitivas, como lanças ou flechas.

Com o surgimento de atividades comerciais, os animais também começaram a ser caçados devido ao seu valor de mercado em itens como pele, chifres de marfim, barbatanas, óleo, entre outros. VEJA


Ao longo dos anos, a caça predatória foi responsável pela extinção de diversas espécies, ou seja, o desaparecimento de animais de um determinado ambiente ou ecossistema.

Após o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da vida urbana, a prática da caça também começou a ser associada como uma atividade de lazer, chamada de caça  esportiva, e ganhou outras funções.


Na sequência veremos crianças, mulheres e homens se divertindo após caçar (ou seria assassinar?) girafas na África.

CECIL, UM RARO LEÃO DE JUBA PRETA.

A morte de Cecil, o leão símbolo do Zimbábue, em julho de 2015, colocou o tema da caça esportiva em destaque. Afinal, qual é o limite da caça esportiva? Seria ela realmente útil na conservação da natureza, como alegam seus defensores, ou é uma atividade bárbara voltada apenas ao entretenimento humano, como dizem os contrários à prática?


Cecil era considerado uma celebridade há 13 anos e sua vida teve fim ao ser decapitado pelo dentista norte-americano Walter Palmer, que pagou US$ 545 mil (R$ 1.930) para supostamente poder caçar o animal.


Cecil foi atraído para fora do parque onde vivia – e onde caçá-lo seria ilegal, perseguido por 40 horas após ser ferido por uma Besta (um arco e flecha de última geração), para ser finalmente abatido com um tiro.


Sua cabeça foi arrancada e levada. Restou apenas a carcaça.


VEJA VÍDEO


Cecil era pai de 12 filhos. Quando o leão macho morre, o leão que assumir o bando mata os filhotes do antecessor para fazer as fêmeas entrarem no cio e iniciar uma nova família. Com a morte de muitos leões machos durante caçadas,  os territórios foram ocupados por leões que migraram de áreas próximas e houve aumento na morte de filhotes e por consequência um número cada vez menor de leões.   


Ao contrário da caça de subsistência, a caça esportiva não visa à obtenção de alimentos.  Este tipo de caça para troféus  onde o animal morto é visto como prêmio é praticado tanto na América do Norte e na Europa como nos países em desenvolvimento, onde a infraestrutura de controle da fauna selvagem é muitas vezes menos desenvolvida. 


Os americanos são a grande maioria dos caçadores "esportivos", assim como, os EUA são um dos principais países compradores de carcaça e das partes do corpo destes leões, como garras, crânios, ossos e genitais.


A caça esportiva, desde 2005 foi banida em todo território brasileiro.


Em tempo: Xanda, um dos filhos de Cecil, foi morto por uma caçador americano em busca de um troféu em 2017. Xanda foi decapitado, e sua cabeça, assim como de seu pai, adorna a sala de seu caçador. Nos dois casos, ninguém foi punido.


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3.º ANO  AULA 30    Sociologia    Voltar

MERITOCRACIA - UMA VERDADE OU UMA ILUSÃO?


"A meritocracia é um modelo de distribuição de recursos, prêmios ou vantagens, cujo critério único a ser considerado é o desempenho e as aptidões individuais de cada pessoa.


Como uma das ideias que fundamenta moralmente o liberalismo, a meritocracia é um princípio essencial de justiça nas sociedades ocidentais modernas. A partir dessa ideia é que se justifica e se legitima a forma como os recursos estão distribuídos na sociedade.


Segundo essa tese, a mobilidade social deve ser um resultado exclusivo dos esforços individuais através da qualificação e do trabalho.


Para ilustrar essa discussão, costuma-se fazer uma analogia com o atletismo.


A meritocracia é como uma corrida de obstáculos onde todos os competidores saem de uma mesma linha de partida, enfrentando obstáculos semelhantes sob condições de tempo e treinamento iguais. A sua colocação no final da corrida dependerá única e exclusivamente de seu próprio esforço e capacidade."


Aí é que está o pulo do gato, a maneira de convencer a todos que, assim como os corredores, todos nós somos iguais, tiveram a mesma alimentação, a mesma escola, os mesmos professores, o mesmo tempo para estudar, ou ainda, o mesmo dinheiro ou oportunidade para começar um negócio.


Exemplo 1: João Vitor, foi alfabetizado aos 5 anos de idade, estudou em colégios particulares desde então, está fazendo um cursinho, nunca trabalhou, sua única preocupação é não saber o que vai pedir para a mãe em determinado momento, pois, a dúvida é cruel, ele não sabe se pede um chocolate suíço, um chocolate belga ou um chocolate quente mesmo. João Vitor que fazer comércio exterior. Além de ser alfabetizado também em inglês, se formou pela Wizard, e agora está tendo aula de espanhol e alemão.


Exemplo 2: João Gabriel, entrou com 06 anos no parquinho municipal e desde então estudou sempre em colégios municipais e estaduais. Trabalhou no Camps, depois num aplicativo de entrega, estuda a noite e faz as lições de madrugada. Sua preocupação é ajudar a mãe que não tem conseguido mais fazer faxinas depois que caiu de uma escada. João Vitor, sonha em ser fazer comércio exterior, por isso, faz aula de inglês pela internet.


João Vitor e João Gabriel se inscreveram no mesmo curso para a USP - Universidade de São Paulo. Ambos estão parados na linha de partida para a "corrida sobre obstáculos".


Se João Vitor chegar na frente do João Gabriel, fica a pergunta:


A corrida foi justa?


João Vitor chegou na frente de João Gabriel, por mérito?


Mas, mérito de quem?


Dele ou de sua família que lhe proporcionou todas as condições para tal?


João Vitor e João Gabriel tiveram as mesmas chances?


As mesmas oportunidades?


O mesmo tempo, o mesmo preparo, o mesmo respaldo, etc., etc., etc.?


Foram desenvolvidas ferramentas para equilibrar um pouco esse jogo, quem o fez levou lambada de tudo que é lado.


E você, ficou do lado de quem? Está ao lado de quem?


Qual a situação lhe parece mais familiar, a de João Vitor ou de João Gabriel?


Assista o vídeo   LINK e depois faça uma redação sobre meritocracia.


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3.º ANO   AULA 31   Sociologia     Voltar     



A MORAL E A ÉTICA.


Embora os dois devam andar sempre juntos, a moral muda conforme o tempo, o local e a cultura. 


A moral por si só, não faz um país melhor, uma sociedade mais justa, nem leva a humanidade para mais perto de Deus. 


A moral e o tempo no Brasil 


Houve época em que mulher fumar ou beber em público era imoral (ou seja, ia contra a moral)


Houve época em que a mulher, não podia vestir calças ou mini-saias porque isso era considerado imoral. 


Houve época em que uma mulher não podia vestir um maiô e tempos depois, um biquíni, para ir à praia, por ser imoral.


Nesta foto de 1922, fiscal mede do joelho ao fim do maiô, para ver se está de acordo com as normas estabelecidas pelos conceitos morais da época.


Houve época em que a mulher não podia usar maquiagem, tingir o cabelo ou pintar as unhas, por que isso era imoral.

Houve época em que uma mulher que trabalhasse fora era malvista, porque esse comportamento era considerado imoral. 

Houve época em que uma mulher não devia ser modelo, atriz ou cantora, por que eram profissões imorais.

Houve época em que uma mulher não podia ir ao cinema com o namorado por que era considerado imoral.

Muita coisa mudou; a moral também, ela muda com o tempo, como vimos nos exemplos acima. 

A moral no mundo

A moral não é a mesma em todos os lugares. Os exemplos abaixo estão acontecendo agora neste momento em que você esta lendo isto:

Na Arábia Saudita é imoral as mulheres andarem pelas ruas mostrando o cabelo ou o corpo.

No Iêmen e no Sudão, as mulheres são obrigadas a usar um manto preto para cobri-las completamente da cabeça aos pés. Por causa da moral. 

Na Arábia Saudita é imoral as mulheres conversarem com outros homens que não sejam seus parentes, ou ir a um médico sem a presença do marido, pai ou irmão.

No Irã, uma mulher não pode cursar engenharia, informática, física nuclear, arqueologia, química, negócios e outras 72 cursos universitários, por causa da moral.

No Irã, a palavra de uma mulher tem a metade do peso da palavra de um homem, ou seja, se ela acusar um homem a palavra dela vale 0,5 e a do homem vale 1. Por causa da moral. 

Em Serra Leoa garotas grávidas são proibidas de frequentar a escola ou fazerem provas. Por causa da moral.

Na Índia, no Sudão, no Iêmen, na Nicarágua, em Angola e outros países; uma menina é obrigada a se casar, mesmo que não queira; com quem o pai mandar, por causa da moral.    
Em alguns países árabes o homem tem várias mulheres, entretanto, é inaceitável que 01 mulher tenha mais que um marido. Por causa da moral.

Nos Emirados Árabes Unidos o homem tem o direito de “disciplinar” sua mulher com castigos físicos, por causa da moral. 

No Sudão, as mulheres muçulmanas são condenadas ao chicote por usarem calças. Na Somália, mulheres são chicoteadas por usarem sutiã. Tudo por causa da moral.

Na Rússia, o homem pode bater na esposa uma vez por ano liberado por lei. Por causa da moral.

Na Indonésia, exista uma unidade de flagelação feminina que tem como função açoitar publicamente as mulheres que violarem a sharia, a lei muçulmana. Por causa da moral.

Depois de todos os exemplos chegamos à conclusão óbvia: 


A mulher é, e sempre foi, a maior vítima da moral ou dos moralistas. 


Moralista é aquele que exerce vigilância sobre aqueles que não seguem a moral, seguindo os preceitos estabelecidos por eles mesmos, os homens. 


Quanto a moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade ou de uma cultura. 


Como vimos nos exemplos dados, a moral depende dos olhos de quem vê. O que é permitido no Brasil é proibido no Arábia Saudita, o que é certo na Somália é completamente errado no Brasil. 


Portanto a moral sozinha não quer dizer nada, não faz um país melhor, não faz com que a humanidade avance em termos de igualdade, fraternidade, amor.


Por isso que a moral deve estar sempre ligada à ética. 


A Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”.


Se toda cultura e toda sociedade estabelece-se baseada em valores definidos a partir de uma interpretação do que é o bem e o mal, o certo e o errado; cabe à ética, se dedicar ao estudo desses valores, investigando e corrigindo as ações humanas e seus princípios orientadores.


Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, mas, sempre buscando o bem e nunca prejudicando o próximo. Ser ético é buscar a igualdade de direitos e de oportunidades. 


A mulher árabe é obrigada a sair a rua com uma vestimenta que lhe cobre todo o corpo num calor de 40 graus à sombra. Segundo a MORAL, sempre ditada pelos homens, é bom lembrar, isso é natural, normal e certo. Mas, o que diz a ÉTICA: essa moral implantada está prejudicando alguém? Está tirando a igualdade de direitos de alguém? Sim, da mulher. 


Uma menina é obrigada a casar com quem o pai indique e segundo a moral do local isso é correto. Mas, é ético? Na Rússia, o homem pode bater na mulher 01 vez por ano, moralmente correto e completamente antiético.


Não é certo dizer que a moral ou os moralistas estão sempre certos. Pode ser que eles estejam completamente errados, e só com o uso da ética é possível avaliar e identificar esses erros. 


Se nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Se todos somos filhos de Deus, se Jesus Cristo, assim disse: 


“Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros”. João 15:17


Qual a razão e a lógica de ter uma moral que prejudique alguém?


Muitas profissões tem seus códigos de ética, também conhecido como código de conduta, que é um conjunto de regras que define valores e orienta as ações dos colaboradores de uma organização.


Estabelecendo essas normas, a empresa assume perante ao mercado, suas próprias responsabilidades éticas sociais e ambientais. As regras devem ser observadas por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da companhia.


Esse, por exemplo, é o código de ética (resumido) da Livraria Saraiva.


I) Não será tolerado nenhum tipo de discriminação em função de cor, sexo, religião, classe social, orientação sexual, origem, procedência, idade e condições físicas. 

II) O convívio no ambiente de trabalho deve ser pautado na transparência das informações, imparcialidade no tratamento e profissionalismo;

III) A preservação da saúde e integridade física de nossos colaboradores é fundamental, por isso é obrigatório o cumprimento das normas segurança.

IV) Não use o nome da Saraiva, sistemas, cargo ou influência para obter benefícios pessoais, para parentes, amigos ou terceiros. 


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  A MISCIGENAÇÃO E A ARTE DE FILOSOFAR. 

Até 1500 d.C. (depois de Cristo), para quem não sabe o ano que Jesus Cristo nasceu é considerado o ANO 1 do nosso calendário. Quando nos referimos a situações passadas antes do nascimento de Jesus dizemos que foi, por exemplo, 120 a.C. (120 anos antes de Cristo). Estamos atualmente no ano de 2020 d.C.

Voltando ao ponto de partida, até 1.500 d.C., o Brasil tinha dono, eram os índios. Os índios eram donos do terreno onde é a sua escola, do terreno onde é a sua casa, ou de qualquer outra casa que você conheça. Eles eram donos dos terrenos onde ficam hoje, o Shopping Miramar, Praiamar, Brisamar, ou de qualquer outro, em qualquer lugar do Brasil. Eles eram donos de tudo: dos rios, das praias, do Morro do Marapé, do Planalto Central e do Pão de Açúcar. 

Eles já estavam aqui há milhares de anos e já sabiam quais eram os melhores lugares para se viver. Em 1500 estima-se que havia de 04 a 07 milhões de indígenas no Brasil. Mas, em 21 de abril de 1500, os portugueses chegaram. Abaixo representados por Pedro Alvares Cabral e a Rainha Leopoldina.
Os portugueses auto-dominando-se CONQUISTADORES, sacramentaram que a partir daquela data, tudo que havia ali, eram deles, inclusive os índios. Os índios foram desalojados de onde viviam há séculos, foram escravizados, foram catequizados a força e mortos, se ousassem de alguma maneira defender suas terras ou suas mulheres. 

Até 1560 dc, no Brasil havia o índio, o homem branco e o mameluco, também conhecido como caiçara ou caboclo. 

O mameluco (caiçara ou caboclo) se deu pela miscigenação entre o  índio e o homem  branco. 


Miscigenação é a  mistura de raças, de povos e de diferentes etnias.

 

Chegou a hora de filosofar ou exercer a filosofia:

Filosofia é uma forma de pensamento organizado, conceitual e que tem a capacidade de movimentar o próprio pensamento por meio da identificação e da formulação de problemas e perguntas em busca de respostas. 


O mameluco, surgiu do cruzamento entre a etnia índia e a etnia branca. Certo! Mas como se deu:


- Índios se casaram com mulheres brancas e assim tiveram filhos?


- Os Homem Brancos, conquistadores das novas terras, tomaram as mulheres índias e as engravidaram?

Baseado no livro homônimo de Ana Miranda, o filme “Desmundo” narra a história das órfãs portuguesas que, em 1570, foram enviadas ao Brasil para se casarem com os colonizadores. Sob o apoio da Igreja, o Estado português pretendia que os colonos tivessem casamentos “brancos e cristãos” reduzindo, assim, o nascimento de crianças mestiças oriundas das relações com índias. ASSISTA O TRAILER.

 
Por volta de 1560 d.C. uma nova etnia chegou ao Brasil, trazidas a força para serem escravos. O Homem Preto. Daqui para frente, chamados de pretos, apenas por serem o contraponto correto ao homem branco.
A partir daí então tínhamos no Brasil, o Índio, o Homem Branco, o Mameluco e o Homem Preto. Vamos percorrer o tempo, fechando os olhos para as chibatas, os troncos, os ferros, a dominação, a separação, a dor, o sangue e as lágrimas e vamos aportar em 1958,  70 anos depois da Abolição da Escravatura do Brasil. Vamos filosofar sobre a foto a seguir: 
Seleção Brasileira de 1958, campeã do mundo de Futebol na Suécia. 
Em pé: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar
Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e o massagista Mario Américo. 

Temos nessa foto um exemplo da nossa miscigenação baseada na cor. A partir de Bellini e Zagalo, homens brancos, podemos constatar vários tons de pele. Mas, como surgiram esses tons? A partir do que? 

De 1560 até 1888, o que aconteceu?

- Homens pretos escravizados engravidaram mulheres brancas?

- Muitas mulheres negras se casaram e tiveram filhos com homens brancos?

- Homens brancos, dono de escravos, seus filhos e seus capatazes estupravam as escravas e as engravidavam?

Filha de escrava, escrava seria, e essa nova escrava já não seria uma mulher preta, seria denominada MULATA. 

E quando essa mulata era engravidada por um branco, sua filha seria chamada de PARDA. 

E quando a escrava parda, fosse engravidada por um branco, sua filha seria chama de MORENA. 

E quanto mais uma escrava tivesse a pele mais clara, mais ela valia. Mais ela era usada dentro de casa pela patroa e assediada pelo patrão. 
 
Em 1875 é publicado o livro escrito por Bernado Guimarães chamado A Escrava Isaura. O livro conta as desventuras de Isaura, escrava quase branca, de caráter nobre, vítima de um senhor devasso. Esse livro virou novela em duas versões, na primeira de 1975 (Globo), a escreva Isaura foi interpretada pela atriz Lucélia Santos. VEJA TRECHO
     Na versão de 2006 (TV Record) foi interpretada pela atriz Bianca Rinaldi. VEJA TRECHO
Durante os anos o Brasil, outros homens brancos estiveram em nosso território, principalmente espanhóis e holandeses. Com o fim da escravidão novas etnias aportaram no Brasil, italianos, alemães, judeus,  polacos, todos brancos. Japoneses também chegaram em nosso território, mas, até a década 70/80 era extremamente raro um japonês ou um judeu se casarem com outro que não fossem da mesma etnia. Isso também acontecia, só que em menor grau com imigrantes de outros países. Estes imigrantes estrangeiros são responsáveis pela miscigenação pela raça, pela cultura e pelos costumes. 

Entretanto, a mossa maior miscigenação se deu pelo calvário da mulher preta e de suas descendentes. 

Se deu pelo sofrimento, pela  dor, pela impotência, pelo choro a cada separação de um filho ou filha  que se ia, vendida pelo melhor preço. 

Se o Brasil foi construído pela mãos dos escravos homens, nossa tão decantada miscigenação se deu pela barriga das escravas mulheres.

Quando você ouvir alguém dizendo que temos, como sociedade, uma dívida histórica para com os africanos e seus descendentes, lembre-se disso.  
E quanto ao índios, os "Donos de Tudo" em 1500 d.C.? 

Podem não ser mais os donos de tudo, mas, 13,8 % do território brasileiro são deles?
Caramba! Tudo isso?

Mas, se são deles, ele podem vender essas terras então?   Não. 

A Terra Indígena é uma porção do território que é de propriedade do Estado, mas que, por ser habitada por populações nativas, podem ser exploradas para a produção dos elementos essenciais para a sobrevivência destas comunidades. A Terra Indígena não pode ser vendida e devem servir apenas para a sobrevivência dos grupos ou tribos que nela vivem.  

Mas, quantos índios há no Brasil, se tinha de 3 a 7 milhões em 1500 d.C., imagina agora?

Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 305 povos indígenas somam 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais.

Mas, mesmo assim, 13,8 % do território para 572.083 mil índios é muita coisa!!!!!!

Pode parecer, mas, 98,25 % dessas terras encontram-se na Amazônia Legal, são florestas que o mundo quer ver preservadas, afinal, se nós humanos respiramos oxigênio e expiramos gás carbônico, as árvores fazem ao contrário. 

O restante, 1.75% , espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Ainda há no Brasil, indígenas, que vivem como viviam seus antepassados no ANO 1 d.C.



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A ESCRAVIDÃO E O MESTRE-SALA


A Escravidão no Brasil durou de 1550 até 1888. Exatos 338 anos. 


O Brasil foi um dos últimos a abolir a escravidão, a Inglaterra o fez 55 anos antes. Os Estados Unidos, 25. 


Estamos falando da escravidão negra, já que a do índio não deu certo, quando eles fugiam para o mato, ninguém achava mais, eles sempre viveram no mato, do mato. E também foram adotados pelos jesuítas que os consideravam almas puras que precisavam de proteção. Só restou importar escravos negros da África. Dado que os portugueses já faziam isso em suas colônias africanas. 


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Quando a Inglaterra proibiu o tráfico de escravos em 1830, considerando a atividade como pirataria, o Brasil só tomou uma atitude a respeito em 1850, com a Lei Eusébio de Queiroz, que proibia o tráfico de escravos no país, isso depois de muita pressão inglesa. Os brasileiros, donos de escravos, arrumaram “touros reprodutores”; negros que engravidavam o máximo possível de escravas. Já que não se podia trazer de fora, que se fizessem escravos aqui.

Sempre pressionado pela Inglaterra, e outros países que já tinham abolido a escravidão, no dia 28 de setembro de 1871, foi assinada a Lei do Ventre Livre, a partir da promulgação da lei, todo filho de escravos seria livre, entretanto, deveria ficar com a mãe até os 08 anos e depois disso, ser entregue para o estado, que pagaria uma compensação financeira ao dono da sua mãe. Caso não fosse entregue, deveria trabalhar de graça até os 21 anos, como compensação financeira. 

Depois de mais pressão inglesa, no dia 28 de setembro de 1885 foi promulgada Lei dos Sexagenários que concedeu liberdade aos escravos com idade igual ou superior a 60 anos. Como a expectativa de vida dos brasileiros não passava dos 40 anos, para os fazendeiros essa lei foi um achado, já que esses homens já não aguentavam fazer trabalhos pesados. Entretanto segundo essa própria lei, o escravo alforriado deveria conceder mais três anos de trabalho gratuito ou até completar 65 anos ao patrão, como forma de indenização. 

A Lei dos Sexagenários era tão estúpida que beirava o ridículo, dado que, os escravos não tinhas certidões de nascimento. Nem eles sabiam a idade que tinham.

A Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888.
Vejamos, o filho da escrava, liberto pela Lei do Ventre Livre tinha 17 anos, ainda tinha mais 04 anos para trabalhar de graça (como escravo) para seu patrão, isso se tivesse sobrevivido, já que o patrão não tinha muito interesse em alimentar uma criança que trabalharia tão pouco para ele.

Já o escravo liberto, pela lei dos sexagenários de 1885, ainda estava devendo um tempinho para o seu dono.

Portanto, até a promulgação da Lei Áurea, não havia nenhum escravo liberto no Brasil, a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram apenas para o INGLÊS VER

E o inglês era tão bonzinho? 
Eles viviam a revolução industrial, onde a mão de obra negra não era tão necessária como havia sido. Alem do mais, produtos cultivados ou produzidos por mão de obra escrava eram mais baratas do que os produzidos com mão de obra paga, causando uma deslealdade com a concorrência. 

A Lei Áurea era sucinta, simples,tinha apenas dois artigos: 

“A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1°: É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.

Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.”

Os grandes fazendeiros já vinham se planejando para algo, que mais dia, menos dia, iria acontecer. Eles já vinham convocando imigrantes, italianos, alemãs, japoneses, poloneses e chineses para substituírem os escravos na lavoura.........não pagariam para alguém que sempre trabalhou de graça. 

Colonos italianos no Brasil 

Os fazendeiros então, soltaram as correntes e abriram as portas das senzalas e disseram aos ex-escravos: - Estão livres........sumam daqui. 


Praticamente, os 700 mil escravos, que ainda havia no Brasil, foram jogadas ao relento, sem nenhuma condescendência ou apoio do estado. Foram parar nos quilombos, nas encostas dos morros, na beira dos mangues.


Entre eles, estava João Cândido Felisberto, nascido em 1880, no Rio Grande do Sul. 

Aos 14 anos, ele procurou uma das únicas alternativas de trabalho que havia para os descendentes de escravos, a forças armadas, por isso, ele se alistou na Marinha.


A Marinha Brasileira na época era composta por 50% de negros, 30% de mulatos, 10% de caboclos e 10% de brancos. A maioria dos marinheiros, naquela época, era composta por homens pobres, geralmente filhos de escravos, que recebiam salários irrisórios e eram constantemente humilhados. Deveriam servir por no mínimo 15 anos, se saíssem antes disso, seriam considerados desertores e seriam presos. 


Os castigos físicos haviam sido abolidos no Exército em 1890, mas na Marinha, persistia a aplicação de chibatadas, que recaíam principalmente sobre os marujos, pois ocupavam a base da hierarquia militar. 

Em 1910, aos 30 anos João Cândido, se tornou cabo, um dos únicos cabos "não branco", de toda a Marinha Brasileira.


Ele servia no Encouraçado Minas Gerais, o mais moderno de toda a frota. Neste navio trabalhavam a bordo 887 praças e 107 oficiais, além de 8 carrascos, para aplicarem as punições aos marinheiros, pois, além da chibata, havia outras punições como a gargalha – ferro que prendia a vítima pelo pescoço, muito usado contra os escravos –, a palmatória e a prisão, em correntes ou peias, pelo período de três a oito dias na solitária, com alimentação a pão e água.


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Neste ano de 1910, 22 anos depois da Lei Áurea, na noite de 22 de novembro, João Cândido Felisberto entrou para a História. 

O marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes foi condenado pelo Comandante do Navio a 250 chibatas, como castigo, por supostamente ter trazido 02 litros de cachaça para o navio. No meio do castigo, o rapaz desmaiou, mas continuou a receber as chibatadas, assistidas é lógico, por toda a tripulação e pelos oficiais, em seus uniformes bem passados e suas luvas brancas. 

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O fato fez, com que os marinheiros se rebelassem. Os ânimos já estavam acirrados desde que João Cândido, outros marinheiros e oficiais foram deslocados para a Inglaterra, afim de aprender manejar o navios comprados pelo Brasil junto à aquele país. 


Lá os marinheiros puderam constatar a diferença de tratamento que os marinheiros ingleses recebiam, (e como eles estavam juntos, também). Comida boa e farta, alojamentos bem equipados, várias mudas de roupa, soldo suficiente para eles ajudarem os familiares e principalmente não haviam castigos físicos. 


As 250 chibatadas foram a gota de água num copo cheio de revolta.


A insurreição, liderada por João Cândido, começou a bordo do Minas Gerais, mas atingiu outros navios, que tiveram seus comandantes destituídos. Horas depois, cerca de dois mil marinheiros tinham sob seu comando os principais navios de guerra da esquadra, mantendo os canhões apontados para o Rio de Janeiro, então capital da República. Na tomada do poder, o comandante do navio Minas Gerais foi morto, e o disparo de tiros de advertência em direção a cidade, ocasionou a morte de duas pessoas. 


Os amotinados,  exigiam o fim dos castigos corporais na Marinha. Durante os 03 dias de revolta, João Cândido comandou os 04 navios (Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro) em manobras pela Baía da Guanabara que foram consideradas espetaculares, por isso, recebeu o apelido de Almirante Negro. No entanto, assim que os rebeldes se entregaram com a promessa de anistia no dia 25 de novembro, o governo decretou suas expulsões da Marinha. 


Depois de uma outra rebelião, onde nem João Cândido e nem seus companheiros estavam envolvidos, os dezoito líderes da insurreição da Baía da Guanabara, (que depois, veio a ser chamada de a Revolta de Chibata), foram presos e enviados para uma solitária no Batalhão Naval na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. 


Os 18 homens foram encarcerados numa cela onde cabiam 04 pessoas. Era véspera de natal e o comandante do batalhão saiu de folga levando a chave da cela junto com ele, deixando-os sem água e sem comida. 


Quando ele retornou 03 dias depois,  16 marinheiros haviam morrido sufocados, pois, a prisão havia sido lavada com uma solução de água e cal – quando a água evaporou, o cal penetrou nos pulmões dos marinheiros, matando-os. Apenas João Cândido e mais um companheiro sobreviveram. 


João Cândido, escoltado para participar de uma audiência.

Por dizer em uma dessas audiências, que ele ainda escutava as vozes dos amigos que morreram na prisão, ele foi internado num hospício. Depois de 02 anos, João Cândido saiu do hospício para ser banido da Marinha. Foi mais tarde absolvido, mas nunca deixou de ser vigiado pela polícia, até mesmo em seu enterro. 

Nunca mais conseguiu arrumar emprego fixo e passou o resto da vida trabalhando como estivador na Praça XV, no Rio de Janeiro fazendo biscates. Morreu em 1969, no anonimato.

Em 1975, João Bosco e Aldir Blanc homenagearam João Cândido Felisberto com o samba: "O Mestre-sala dos Mares". Entretanto, a história do Almirante Negro e da Revolta da Chibata ainda fazia eco nos círculos militares. 

A música acabou sendo vetada pela censura, por trazer à tona, um assunto proibido pelas Forças Armadas. Quando mais tarde, liberada pela censura, os autores tiveram que trocar, entre outras coisas, o Almirante Negro, pelo navegante negro na letra da música.
                                             
OUVIR A MÚSICA   Leia as legendas do vídeo, é a letra original 
      
O mestre sala dos mares 
João Bosco e Aldir Blanc  

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Por Jovens polacas 
e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos
Entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, as mulatas, as sereias
Glória a farofa, a cachaça, as baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento as pedras pisadas do cais

Em 2008, João Cândido Felisberto foi homenageado com uma estátua na Praça XV no Rio de Janeiro, com a presença do Presidente da República, mas, sem a presença de nenhum militar. 
Em 2010, o Presidente da República à época, participou da cerimônia de batismo do novo navio petroleiro, o primeiro construído no Brasil desde 1987. O nome do navio? João Cândido, uma homenagem ao "Almirante Negro". Novamente, nenhum representante militar se fez presente. 


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"A ajuda de Deus"


Todo santo dia, um homem ia na igreja, se ajoelhava e pedia a Deus para que ele ganhasse na Mega Sena. Num certo dia quando saía da igreja, depois de 10 anos na mesma rotina, caiu um papel na cabeça dele vindo não se sabe de onde, com essas palavras escritas:

- Vê se pelo menos joga, né cidadão!!!!!


Todo mundo quer a ajuda de Deus, é e sempre será bem-vinda, entretanto nada cai ou cairá do céu. É preciso correr atrás, é preciso estudar, lutar, crescer, escolher.

Este homem se chamava Paulo Henrique Machado, ele morou por  51 anos no HC (Hospital das Clínicas) da USP (Universidade de São Paulo), no dia 18/11/2020 ele se foi. Veja aqui a história dele.


A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.


A poliomielite causa paralisia nos músculos responsáveis pela respiração, obrigando a esses enfermos a ficaram dias, meses e anos nos pulmões de aço, como nas fotos abaixo.

Entretanto as sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente correspondem a sequelas motoras e não tem cura, o que ocasiona entre outras coisas, pé torto, crescimento diferente das pernas, paralisia nos músculos da fala e da deglutição, osteoporose, atrofia muscular, etc. como na foto abaixo.

Entre, 1968 e 1989 o Brasil teve 26 mil casos de pólio. Não há registro de casos nos últimos 30 anos.


Como essa doença que deixou tantas sequelas no Brasil e no mundo foi erradicada?

Mas, não foi só a poliomielite que foi erradicada através da vacinação em massa, entre muitas outras, vejamos o exemplo da varíola. A imagens são chocantes, mas, necessárias:

A varíola é considerada erradicada no mundo, depois de ter matado de 300 a 500 milhões de pessoas no século 20.


As vacinas, podem evitar muitas outras doenças. As vacinas já salvaram bilhões de vidas em todo mundo.


Entretanto determinados segmentos políticos e religiosos resolveram brincar de deus, como se o verdadeiro Deus fosse contra as vacinas. Infelizmente, morreram 140 mil crianças de sarampo no mundo em 2018, devido a falta de vacinação.


Vacinas são um assunto seríssimo que tem que ser tratado com respeito e com responsabilidade. Não pode ser objeto de disputas políticas ou comerciais. As vacinas e as vacinações não podem ser vítimas de manipulações ou fake news.


As vacinas salvam vidas e não se pode brincar com a vida das pessoas.


Crianças e adultos devem ser vacinados:

Pessoas não viajam para outros países sem ter sido vacinados. Veja tabela a seguir:

Até os nossos cachoros e gatos tem que ser vacinados:

Até o gado é vacinado.

Assista o vídeo e veja como as vacinas funcionam.


Entenda, se informe, pesquise. Deus tem muitos maneiras de te ajudar, pode ter certeza que as vacinas são uma delas.

Faça a atividade através deste

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