2.º ANO - REP 01
A ONU e as conferências ambientais
Conteúdo: A Organização da Nações Unidas e as conferências ambientais.
Objetivo: Analisar e identificar o papel da ONU e das conferências ambientais.
Defina com as suas palavras o que são as conferências ambientais, e por que elas são importantes. Faça isso de forma sucinta e clara, citando exemplos relevantes. Explique como essas conferências são importantes para a preservação do meio ambiente e para a promoção de uma gestão ambiental sustentável.
" Devido as mudanças climáticas que vivenciamos no mundo, líderes e representantes de vários países, se reunem com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente, buscando alternativas e soluções para minimizar ou sanar tais impactos. São nas conferências ambientais que se discutem os principais problemas relacionados ao meio ambiente"
Organização das Nações Unidas - ONU
A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional fundada em 1945. Atualmente, é composta por 193 Estados-membros.
Conheça a história da ONU, criada logo depois da 2ª Guerra Mundial. Assista ao vídeo e, com a orientação do professor, cite quais os aspectos da história, das funções e dos temas tratados pela organização que mais chamaram a sua atenção.
A ONU serve como fórum para os seus Estados membros expressarem pontos de vista por meio da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e de outros órgãos e comissões da Organização. Ao facilitar o diálogo entre os seus membros, e ao mediar negociações, a ONU possibilita que governos de diferentes países encontrem áreas em comum, e lidem com desafios em conjunto. O chefe administrativo da ONU é o secretário geral.
Conferências ambientais: quais foram as principais da história?
- Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972) - a primeira grande conferência ambiental global, que resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA);
- Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92, Rio de Janeiro, 1992) - também conhecida como Cúpula da Terra, que resultou na adoção da Agenda 21, um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável;
- Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 3, Kyoto, 1997) - que resultou no Protocolo de Kyoto, um acordo internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
- Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20, Rio de Janeiro, 2012) - que resultou na adoção da Declaração do Rio+20 e no lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21, Paris, 2015) - que resultou no Acordo de Paris, um acordo global para limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais;
- Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26, Glasgow, 2021) - que teve como objetivos acelerar a implementação do Acordo de Paris e avançar nas negociações sobre mudanças climáticas.
Algumas das principais discussões em conferências ambientais incluem:
Mudanças climáticas;
Conservação da biodiversidade;
Poluição;
Desenvolvimento sustentável;
Energias renováveis;
Gestão de resíduos
Na prática
Escolha uma das conferências ou um dos fóruns ambientais para aprofundar seus conhecimentos.
Com a orientação de seu professor, apresente um resumo do que você pesquisou, trocando ideias com a turma.
Não se esqueça de apresentar o nome da conferência, o local e a data de realização, os principais participantes, as decisões e as metas estabelecidas.
Anote as informações estudadas.
Aplicando
Com os dados obtidos durante a aula, é hora de pensar e planejar uma ação sustentável para a sua comunidade.
Com a ajuda dos colegas, pense em um problema ambiental que aflija a comunidade escolar e reflita: Quais ações podem ser pensadas e planejadas para lidar com o problema ambiental da escola?
Lembre-se de utilizar as informações estudadas durante a aula sobre os acordos relacionados ao meio ambiente, realizados nas conferências mundiais.
O que aprendemos hoje?
Elabore um mapa mental com as informações estudadas.
Atente-se para o tempo.
Não se esqueça de que esta é uma aula de retomada e, em breve, você usará esse mapa mental.
Referências LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011. Slides 3, 6 e 7 – Fonte: https://unric.org/pt/historia-daonu/#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na %C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20foi%20criada%20oficialment e%20a%2024,de%20outubro%20de%20cada%20ano